Reforma Tributária e os principais impactos por setor

Diferente das três grandes tentativas de mudar o sistema tributário desde a Assembleia Nacional Constituinte do final dos anos 1980, a proposta da reforma tributária deste ano parece mesmo que pode vir a se tornar realidade, por mais que ainda falte a aprovação do Senado.

Se promulgada até o final de 2023 e se tudo ocorrer conforme o previsto, a partir do ano que vem começam as aprovações das leis ordinárias e complementares que vão regulamentar o texto, a implementação gradual será a partir de 2026 e o efetivo início apenas em 2033.

Por mais que os lobbies de cada setor estejam acontecendo em busca de melhores condições de tributação, ao que tudo indica, o agronegócio e o setor de serviços receberão um alto incremento da carga tributária. Em contrapartida, existe também uma grande chance da indústria e da área mercantil serem beneficiados com a diminuição da carga tributária.

Mas, como nada está definido oficialmente, essas e outras discussões polêmicas ainda podem sofrer alterações ao longo deste ano. Cabe aos tributaristas, profissionais do setor e empresas acompanharem de perto a evolução do tema e já traçar o planejamento tributário baseado na reforma tributária. Na verdade, quem não o começou, está atrasado.

É chegado o momento de todas as companhias que operam no Brasil revisarem seus mapas de conformidade e fazerem auditorias internas para estarem cientes do nível de exposição ao risco perante o novo cenário que está por vir. A realidade tributária brasileira irá mudar, e as organizações precisam entender a fundo como será a nova dinâmica para melhor se adaptar, tentando equilibrar as novas regras, legislações e leis com a realidade de cada negócio.

Veja, a seguir, como as empresas podem se preparar para não sofrer impactos negativos com a reforma tributária:

 

  • Conheça a estrutura do negócio: É fundamental olhar a empresa de maneira 360º, seus processos, verificar o compliance e saber o quanto a nova dinâmica tributária irá impactar no negócio como um todo.
  • Mapeie os cenários: Outro passo relevante é fazer um levantamento de todos os tributos pagos atualmente pela companhia, conhecer como será a carga tributária proposta e simular se o que é pago no regime atual será o mesmo a ser pago após a reforma tributária virar realidade.
  • Após todo esse overview tributário, é o momento do planejamento estratégico: Isso significa estudar e ver, com clareza, se o incremento tributário que a organização receberá irá impactar negativamente na operação, será corre o risco de inviabilizar o negócio e, até mesmo, se será necessário operar de maneira diferente a partir da reforma tributária.

 

Essa análise criteriosa é imprescindível para manter a saúde das empresas, além de ser um aliado importantíssimo para as companhias reverem, se preciso, precificação e margem de lucro, por exemplo. Afinal de contas, sabemos que o valor pago em tributos interfere tanto na lucratividade como na competitividade das organizações, então, é um assunto de suma importância para qualquer negócio, seja pequeno, médio ou grande.

Ao ter todas essas informações mapeadas, podemos tornar o processo de transição menos caótico, principalmente considerando o fato de que teremos que conviver simultaneamente com os antigos e os novos tributos. Nestes momentos de novidades e grandes mudanças, ter organização e planejamento é mandatório e faz toda a diferença.

Conte com a Synchro nesse processo!

Assista ao nosso Webinar e veja detalhes de como se preparar para a reforma tributária e os principais impactos por setor.

Webinar: Novos desafio da Reforma Tributária (synchro.com.br)

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.