Reforma tributária é aprovada pelo Senado

No dia oito de novembro, a PEC da reforma tributária foi aprovada pelo plenário do Senado. Na proposta, cinco tributos serão substituídos por dois: o CBS reunirá o PIS, Cofins e IPI; e o IBS contará com o ICMS e o ISS. Será criado um Imposto Seletivo sobre bens e serviços prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como bebidas alcoólicas e cigarros.

A PEC contém um trecho que cria uma “bonificação” para os entes federados que arrecadarem mais durante o processo de transição da reforma, que vai durar 50 anos, – isso incentivará estados e municípios a fiscalizarem o cumprimento da nova legislação e do seu desempenho econômico. Foi ampliada, ainda, a prorrogação dos incentivos fiscais às montadoras do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste. A proposta também prevê o corte de 60% de tributos para mais de dez setores, com alíquota a ser cobrada de 40% do IBS e do CBS.

Como o texto teve alterações, o projeto voltará para mais uma análise da Câmara dos Deputados.

Fique por dentro: Senado aprova reforma tributária em vitória do governo com apoio do centrão

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.