Reforma tributária com exceções não é reforma

A reforma tributária é discutida há muitos anos nos governos brasileiros, mas o tema sempre é engavetado, nunca saindo do papel. Agora, neste novo governo, o assunto parece estar se desenvolvendo e tomando forma, com propostas plausíveis.

Estão em discussão no Congresso as PECs 45 e 110, que propõem o imposto unificado IVA (Imposto sobre Valor Agregado), reunindo cinco tributos: ICMS, PIS, Cofins, ISS e IPI. Por ora, a projeção é ter uma alíquota única de 25%, com uma regra para manter a atual arrecadação como proporção do PIB e não haver, com a reforma do consumo, aumento agregado sobre a carga tributária.

Se realmente for aprovada e se tornar realidade, a reforma tributária irá beneficiar e muito as empresas, por não terem mais que lidar com tanta complexidade ao cumprirem com suas obrigações e por terem, inclusive, grande economia de tempo despendido nas atividades tributária e fiscal – tendo em vista que, atualmente, o tempo gasto pelas organizações com as obrigações tributárias no Brasil varia de 1.483 a 1.501 horas por ano, de acordo com o relatório ‘Doing Business Subnacional Brasil 2021’, realizado pelo Banco Mundial.

Um dos efeitos macro da aprovação da reforma é o aumento da segurança jurídica. Sabemos que, no Brasil, a insegurança jurídica permeia empresas e investidores que atuam no país, por conta da falta de clareza sobre direitos e deveres e as inúmeras alterações nas legislações e nos marcos regulatórios – características que diminuem a competitividade e aumentam o Custo Brasil.

É sabido que alguns setores da economia estão pedindo tratamento diferenciado na reforma tributária, de preferência na forma de alíquotas menores. Porém, caso a reforma seja aprovada com alíquotas diferenciadas a certos setores e atividades, não será, de fato, uma reforma. Para ser justo para todos, deve ter o mínimo possível de exceções, para todas as empresas pagarem a mesma quantidade de impostos, independentemente do setor de atuação. Isso deve incluir, inclusive, as organizações que atuam na Zona Franca de Manaus, na Sudam e na Sudene.

Para se ter uma ideia do impacto dos incentivos fiscais na arrecadação do país – no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 (PLN 4/23) – dos R$ 486,1 bilhões estimados pelo governo em 2024 com os benefícios fiscais, R$ 178,7 bilhões deve ser revisto com a reforma tributária. Ou seja, se o objetivo é aumentar a arrecadação e impactar positivamente a economia brasileira, acabar quase que por completo com os incentivos fiscais é uma tarefa necessária, além de justa.

Quando o assunto é reforma tributária, os setores precisam entender que não se trata de aumento da carga tributária, mas sim do impacto positivo na economia pela simplificação e maior eficiência do sistema tributário. Os benefícios de médio e longo prazo serão inúmeros para todos os brasileiros, investidores e companhias que operam no país, embora alguns discordem.

É óbvio que teremos um período de transição para as empresas adequarem seus sistemas ao novo regulamento e que irá demorar alguns anos para a economia em geral sentir os reais efeitos da reforma tributária. Mas o quanto antes for aprovada e colocada em prática, melhor para todos.

Edino Garcia, especialista tributário da Synchro

Reforma tributária com exceções não é reforma (contadores.cnt.br)

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.