Reforma do IR poderá endividar as empresas?

Segundo os economistas José Roberto Afonso, Geraldo Bisoto Jr. e Murilo Ferreira Viana, a hora para aprovar a Reforma Tributária é imprópria, devido, principalmente, às incertezas geradas pela pandemia da covid-19 e também pelas crises internas. 

De acordo com eles, tal validação resultará em mais complexidade ao sistema, assim como perda de arrecadação aos cofres públicos, aumento do fenômeno da pejotização e estímulo ao endividamento das empresas.

O apontamento desses profissionais foi realizado em estudo publicado pela Revista Conjuntura, do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para esses especialistas, um dos problemas é que a pandemia acelerou a mudança da economia, com o uso de novas tecnologias digitais, o que estabeleceu novas implicações para o sistema tributário. 

Vale lembrar que a reforma, já aprovada pela Câmara – e que espera análise do Senado – modifica o IR cobrado sobre pessoas físicas, empresas e investimentos. Quer saber mais a respeito? Confira a matéria completa, publicada no Estadão:

Fonte: O Estadão

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.