Reforma do IR aponta impacto desigual para setores e regimes de tributação

São vários os pontos que cercam a reforma do Imposto de Renda (IR). Desta vez vamos abordar o fato de os benefícios não serem iguais para todos os setores ou regimes de tributação. Essa é a razão principal para a polêmica em torno do projeto, que já teve quatro versões, sendo a última na semana passada. Além das empresas, Estados e municípios reclamam que vão perder arrecadação. 

 

Segundo simulações do economista Sérgio Gobetti, sócios de empresas que usam o regime de lucro presumido e faturam até R$ 4,8 milhões por mês serão duplamente beneficiados, pagando menos impostos por causa da queda da alíquota do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL)

 

Enquanto isso, a possibilidade de ganho ou a perda para as empresas do lucro real dependerá do percentual retido ou distribuído dos dividendos, que com o projeto vão passar a ser taxados com uma alíquota de 20%. Saiba mais em matéria completa do jornal Estadão: Especialista vê impacto desigual nos setores e regimes de tributação com reforma do IR  – Economia – Estadão (estadao.com.br)

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.