Redução do IPI na Zona Franca de Manaus confunde empresas e possibilidade de caos tributário é preocupação da Economia

Redução do IPI na Zona Franca de Manaus confunde empresas e possibilidade de caos tributário é preocupação da Economia

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal Federal (STF), suspendeu trechos dos decretos que reduzem as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre mercadorias de todo o país que também sejam fabricadas nas indústrias da Zona Franca de Manaus (ZFM).

A decisão se deu em ação apresentada pelo partido Solidariedade, que questionou três decretos federais nos quais o governo expandiu de 25% para até 35% a redução linear do imposto, a partir de 1º de maio, e zerou a alíquota de IPI relativa aos extratos concentrados para produção de refrigerantes, atingindo os fabricantes desse insumo na ZFM.

A revogação dos decretos para a Zona Franca se aplica também aos Processos Produtivos Básicos (PPBs) da região, que somam cerca de 4 mil itens usados para fabricação de produtos na Zona Franca, o que preocupa o Ministério da Economia. O presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso. avaliou a decisão confusa e que fez com que as empresas não soubessem como faturar.

Leia mais informações a respeito, abaixo:

Fonte: Decisão do STF sobre Zona Franca pode criar ‘caos tributário’ no país, vê Economia | Valor Econômico

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.