Inflação avança a despeito do corte da tarifa de importação

Inflação avança a despeito do corte da tarifa de importação

O corte no imposto de importação de etanol, café, margarina, queijo, macarrão e óleo de soja e a redução em 10% das alíquotas de importação sobre itens de informática e bens de capital terá impacto limitado para conter a alta de preços e segurar a inflação. Isso porque, mesmo com essa medida, a previsão do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) para este ano fica em torno de 7%.

Além de o peso desse grupo de itens ser pequeno na inflação, como os preços são livres e o momento atual é de muita volatilidade, a isenção do imposto não necessariamente se traduz em preços menores ao consumidor, diz o economista. A decisão pode, no máximo, impedir um aumento maior no preço final.

Acompanhe mais informações a respeito,  abaixo:

Fonte: Corte de tarifa de importação deve ter efeito limitado para conter alta de preços, dizem economistas | Economia & Negócios| O Estado de S. Paulo

Avatar photo

Sobre o autor

Product Owner na Synchro, maior provedora nacional de soluções de conformidade fiscal, na qual colabora desde 2012. Advogada e Contadora, com mais de quinze anos de experiência em compliance fiscal, consultoria, auditoria e contencioso tributário. Também é palestrante, Professional Coach Practitioner pela ABRACOACHING e psicanalista pelo Centro de Formação em Psicanálise Clinica de Campinas, com especialização pela FAATESP. Possui sólida e contínua formação na área, com graduação em Direito pela PUC-Campinas e em Ciências Contábeis pela Policamp, especialização em Direito Tributário pelo IBET, Extensão em Planejamento Contábil Tributário pelo COGEAE da PUCSP e Especializaão em Imposto de Renda das empresas pela APET. Cursou Ciências Econômicas na UNICAMP e MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria na FGV e possui certificação "Scrum Product Owner" pela Scrum Alliance.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avatar photo

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.