Redução das alíquotas do IPI: uma prévia da reforma tributária

No último dia 25 de fevereiro, o Governo Federal publicou o Decreto nº 10.979 que prevê um corte linear de até 25% no Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). Para alguns produtos, a alíquota em geral foi reduzida de 25% para 18,5%. Ao analisarmos os demais produtos, exceto tabaco e seus sucedâneos manufaturados, as alíquotas diversas foram reduzidas em 25%.

Recebida com críticas por parte de diretores e representantes estaduais por prejudicar a competitividade dos fabricantes situados à ZFM (Zona Franca de Manaus), a medida adotada pelo Poder Executivo pode ser compreendida como uma antecipação do que se pretende implementar com a reforma tributária, há anos tramitando no Congresso Nacional. Segundo o Ministro Paulo Guedes, a redução das alíquotas do IPI “é o marco do início da reindustrialização brasileira após quatro décadas de desindustrialização”.

Acompanhe mais informações a respeito, abaixo:

Fonte: Redução do IPI: um sinal da reforma tributária e os reflexos para a ZFM | Política | O Estado de S. Paulo

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.