Recof: Conheça todas as vantagens do regime aduaneiro

O Brasil possui diversos incentivos fiscais, sendo alguns mais conhecidos e outros nem tanto. O Recof – Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado -, por exemplo, é um dos benefícios fiscais que são poucos conhecidos e abordados no mercado.

Para quem não conhece, o Recof permite às empresas importar ou adquirir no mercado interno, com suspensão do pagamento de tributos como Imposto de Importação, IPI, PIS/Cofins e ICMS – dependendo da legislação de cada UF, – sob controle aduaneiro informatizado, mercadorias que, depois de submetidas a operação de industrialização, sejam destinadas à exportação ou ao mercado interno.

Podem habilitar-se ao Recof companhias do segmento industrial ou que realizam exclusivamente operações de renovação, recondicionamento, manutenção ou reparo de aeronaves e de equipamentos e/ou instrumentos de uso aeronáutico. Tanto as organizações que já se beneficiam deste regime quanto as que pretendem aderir, é válido acompanhar a Instrução Normativa nº 2.126/2022 e a Portaria Coana nº 114/2022, para saber todas as exigências que permitirão e manterão a habilitação no Recof, concedida pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB).

Uma informação importante para as empresas que pretendem se habilitar ao Recof é que existem duas modalidades para reportar os dados, sendo a escolha de qual aderir a critério dos beneficiários. Na opção do Recof Sistema, é necessário desenvolver um sistema informatizado e integrá-lo aos sistemas da companhia, conforme as especificações estabelecidas pela Receita Federal, o qual auxilia a organização e a fiscalização aduaneira a monitorar o regular cumprimento do regime.

Já o Recof Sped oferece mais simplificação, facilidade de ingresso e redução de custos de implementação e manutenção do regime, quando comparado ao primeiro. Isso porque basta realizar os devidos registros nos livros contábeis digitais (EFD ICMS/IPI, Escrituração Fiscal Digital do Sped), devendo preencher também o bloco K da EFD, correspondente aos controles de produção e de estoque.

Vale ressaltar que, exceto a opção pelo sistema de controle ou a entrega do bloco K da EFD, os demais requisitos de habilitação e manutenção dos regimes são idênticos. Também são mínimas as diferenças de fruição dos benefícios. Inclusive, atualmente é permitido transferir mercadorias com suspensão de tributos entre as empresas beneficiárias de uma ou da outra modalidade.

Veja, a seguir, os benefícios que o Recof oferece às companhias:

 

  • Suspensão/isenção dos tributos: Ao habilitar-se nesse regime, é possível importar, fabricar e exportar produtos sem recolher os tributos federais.
  • Nacionalização de mercadoria com pagamento dos tributos sem nem juros e multa: Ao nacionalizar o portfólio, se respeitados os percentuais mínimos da operação, a organização consegue vender sem pagar o valor dos tributos com juros nem multa.
  • Liberdade operacional: Ao estar habilitado no Recof, as empresas têm a vantagem de escolher como e o que produzir com os insumos, sem a necessidade de reportar ao órgão autorizador do regime as mudanças nos planos de comercialização ou na composição.
  • Preservação do fluxo do caixa: O Recof possibilita que as companhias preservem o fluxo de caixa e não seja necessário pedidos de recuperação tributária.

 

Está mais do que claro as inúmeras vantagens que o Recof traz às organizações. Basta seguir minuciosamente todas as exigências pedidas e sempre acompanhar as atualizações das legislações para não descumprir os requisitos – o que resulta na perda do direito ao regime e multas onerosas.

Preparamos um webinar gratuito que aborda detalhes sobre o Recof, as vantagens desse benefício fiscal e as possíveis dúvidas que muitas empresas têm a respeito do regime.

Conte com a Synchro para superar todos os seus desafios tributários!

 

 

 

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.