Quais são os desafios das empresas em 2015?

2015 é um ano de muitas mudanças e desafios para as empresas, principalmente no que diz respeito a seus setores contábeis. O empreendedorismo em 2015 enfrenta o fim do Regime Tributário Transitório, que nada mais é do que a adequação do regime legal brasileiro aos padrões internacionais de contabilidade. Isso afeta diretamente o planejamento dos empreendedores, mas também cria oportunidades de crescimento para o setor de tecnologia da informação, que tem oferecido cada vez mais soluções para os desafios das empresas. Confira:

Fim do Regime Tributário Transitório

Desde 2007, o Brasil assumiu o compromisso de se adequar aos padrões internacionais de contabilidade empresarial. Isso significa a implementação de importantes transformações na forma com que mantemos os livros de nossas empresas, bem como os sistemas que utilizamos para comunicar com o Fisco. O governo concedeu, por meio da Lei 12.973, até o início de 2015 para que as empresas se adaptem a esses novos padrões.

Por essas razões, entre os desafios de 2015, está o de realizar demonstrações contábeis mais abrangentes, completas e transparentes. Aquelas empresas que não se adaptarem correm o risco de incorrerem em multas por cálculos indevidos de impostos, processos administrativos junto à Receita Federal e multa. Ou seja, não há como ignorar o novo regime contábil!

Maior transparência nas contas

Entre as mudanças do novo regime tributário em vigor a partir de 2015, está a necessidade de maior transparência nas contas das empresas. O que antes era possível apurar a quatro paredes, como o pagamento de acionistas por meio de capital próprio (e os juros decorrentes disso), agora necessita de maior publicidade, pois visa a informar eventuais investidores sobre as práticas tomadas pela empresa em seu cotidiano.

As novidades do eSocial

A vigência do eSocial já estava anunciada, mas será colocada em prática neste ano. Basicamente o eSocial consiste em um sistema de escrituração contábil digital, que auxilia a gestão de empregados em uma empresa, o recolhimento de contribuições previdenciárias e obrigações fiscais, além da transmissão automática de dados ao governo. Ou seja, essa é mais uma medida de transparência contábil e fiscal para o empreendedorismo em 2015.

O sistema deve estar disponível neste ou no próximo mês, sendo sua obrigatoriedade determinada até o final do ano, por meio de um escalonamento de empresas. A lei que exige o pagamento dessas contribuições e a transmissão de dados ao governo continua a mesma, o que vai mudar é a forma, por meio do eSocial. Será mais eficiente, mas exige adaptação de sistemas e de recursos humanos no âmbito da empresa.

Maior integração de sistemas

Em 2015, haverá também maior necessidade de integração de sistemas contábeis e fiscais nas empresas. Essa é uma oportunidade para empresas de TI, que já têm desenvolvido programas especialmente para companhias que visam otimizar seus processos internos, maior comunicação de dados com o eSocial e integrar plataformas digitais à gerência de seus recursos humanos.

Sua empresa está preparada para esses desafios? Que tal concentrar esforços na adaptação tecnológica das informações contábeis e fiscais de sua empresa? Essas são as áreas que enfrentam os maiores desafios em 2015. Ainda tem dúvidas sobre esse tema? Deixe aqui seus comentários!

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.