Prefeituras Municipais recebem pedidos de restituição do ITBI pago atualizado

Prefeituras Municipais recebem pedidos de restituição do ITBI pago atualizado

Nos últimos cinco anos, as Prefeituras Municipais se tornaram alvos de uma série de ações judiciais de contribuintes que adquiriram imóveis, solicitando a devolução de valores pagos em ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) com juros e correção. As ações ocorrem como consequência a uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), proferida em março pela 1ª Seção do STJ com efeito vinculante para juízes e desembargadores, que mudou a base de cálculo do tributo.

A cidade de São Paulo, por exemplo, tem recebido entre 180 e 200 processos desse tipo por semana, segundo dados da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf). Os pedidos, geralmente, são de valores baixos, de R$ 300 a R$ 700, que talvez não paguem nem os valores gastos no processo. Para entrar com o pedido de restituição, os contribuintes têm até cinco anos a partir da data do pagamento do ITBI. As Prefeituras se baseiam em um valor venal de referência, que varia de acordo com o município.

Leia mais informações a respeito, abaixo:

Fonte: Contribuintes vão ao Judiciário para receber de volta ITBI pago atualizado

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.