Para que serve e como funciona a auditoria de sistemas?

 

A preocupação em sobreviver frente um mercado cada vez mais competitivo e a busca pela melhoria contínua é o que vêm estimulando empresas a investir na auditoria de sistema da informação, ou seja, uma solução encontrada por gestores para problemas em potencial, como no caso da segurança dos dados manipulados através dos computadores na organização. Foi inevitável que as atividades realizadas manualmente se tornassem automatizadas, decorrentes principalmente do crescimento que as organizações vêm tendo, em paralelo com a evolução acelerada da tecnologia.

O ambiente empresarial foi se tornando cada vez mais complexo e gestores precisaram adequar às áreas administrativas e produtivas com sistemas e ambientes de tecnologia da informação (TI). Embora o processamento e armazenamento das informações tenha facilitado os negócios e a tomada de decisão, muitos riscos com a segurança dos dados também passaram a existir, e é neste ponto que a Auditoria de Sistemas se torna vital, garantindo a integridade das informações e evitando eventuais erros e falhas. Vejamos com mais detalhes para que serve, como funciona e o que a Auditoria de Sistemas pode verificar em uma empresa. Acompanhe!

O que é e para que serve a Auditoria de Sistemas?

A Auditoria de Sistemas é o ramo da auditoria que se tornou um importante aliado no planejamento e tomada de decisão das organizações. Entre os objetivos estão o gerenciamento do risco operacional, a proteção dos ativos da organização, a segurança e integridade na autenticidade dos dados e o atendimento eficaz e eficiente dos objetivos da instituição. A Auditoria de Sistemas engloba a avaliação dos processos, operações, sistemas e atividades gerenciais da organização, verificando se a realização das funções rotineiras está em conformidade com os objetivos, políticas institucionais, legislação, normas e padrões exigidos.

É por meio dela que gestores podem visualizar o uso dos recursos e dos fluxos de informação, determinando quais dados são críticos para o cumprimento dos objetivos e da missão a ser seguida, além de identificar e barrar processos repetidos, despesas e custos adicionais, valores e obstáculos que impactam diretamente o fluxo e o bom andamento de informações eficientes e necessárias.

Como funciona o processo de Auditoria de Sistemas?

A busca por transparência na área da TI é o que vem tornando a Auditoria de Sistemas uma das áreas mais procuradas e que exigem um maior investimento em TI. Para alcançar o tão sonhado sucesso empresarial, em primeiro lugar, gestores devem se preocupar em manter um bom controle interno dos dados através do investimento em bons sistemas. O fluxo diário de dados é cada vez maior e nada mais seguro que mantê-los informatizados. As informações são processadas eletronicamente e todos os dados manipulados ficam armazenados em ambientes virtuais, seguros de erros ou qualquer outro problema com os computadores, em caso de perda ou mesmo furto.

O que a Auditoria de Sistemas pode verificar numa empresa

Uma pergunta que sempre surge e que deixa muitos empreendedores inseguros na hora de optar por um Sistema de Informação é: a Auditoria de Sistemas é segura? E a resposta é simples: Sim.

A Auditoria de Sistemas não é apenas uma ferramenta para a segurança dos dados contábeis, ela possibilita que empresas tenham um maior controle das ações de rotina, inovando e gerindo processos, produtos e sistemas de forma contínua e eficiente, objetivando o destaque frente um mercado cada vez mais concorrente.

São papéis do Auditor de Sistemas:

  • Avaliar o suporte do sistema de informação, objetivando a verificação da capacidade do sistema em adequar-se as necessidades da empresa;
  • Análise e elaboração das metas e seu posterior monitoramento;
  • Verificação do cumprimento dos regulamentos e legislações estabelecidas pelo serviço de TI;
  • Detecção dos pontos críticos e que possam se tornar riscos no cumprimento das atividades;
  • Redução dos riscos e fraudes, além da identificação de necessidades e de processos que se tornem dispendiosos na eficiência do fluxo de dados.

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.