Os melhores investimentos em tecnologia para 2024

O ano de 2024 promete ser um marco para a transformação digital das empresas, especialmente no que diz respeito à gestão e automação de processos, bem como à integração de soluções. O Gartner, por exemplo, prevê que 80% das empresas utilizarão pelo menos uma tecnologia de automação de processos até 2024, em comparação com 50% em 2022. 

Neste artigo, vamos abordar as principais tendências tecnológicas que podem trazer benefícios para o seu negócio, com destaque para a automação fiscal, uma solução que pode otimizar o cumprimento das obrigações acessórias e garantir a conformidade tributária.

Tecnologias em alta para a gestão empresarial: ERP

Uma das áreas que mais se beneficia da tecnologia é a gestão empresarial, que envolve a integração entre os diversos setores e processos da organização. Para isso, é fundamental contar com um sistema de gestão integrado ou ERP (Enterprise Resource Planning), que permite o controle e a análise de todas as informações relevantes para o negócio.

Entre os principais ERPs do mercado, destacam-se os parceiros da Synchro, como SAP, Oracle e Infor, que oferecem soluções robustas e confiáveis para a gestão de diferentes segmentos e portes de empresas. Esses sistemas permitem o ganho de eficiência e segurança na integração entre as áreas, além de facilitar a tomada de decisão baseada em dados.

Segundo a SAP, empresas que investem em ERPs podem alcançar um aumento de até 30% na produtividade e uma redução de 20% nos custos operacionais.

Além disso, esses ERPs também contam com recursos de inteligência artificial (IA), uma das tendências tecnológicas mais fortes para 2024 — tanto que o IDC prevê que o mercado global de inteligência artificial (IA) vai alcançar US$ 554,3 bilhões em 2025. 

Ademais, a IA pode trazer benefícios para as empresas em crescimento, como melhoria da produtividade, redução de custos, personalização do atendimento ao cliente, inovação de produtos e serviços, entre outros.

A automação fiscal como diferencial competitivo

Outra tendência tecnológica que merece destaque é a automação fiscal, que consiste no uso de ferramentas que automatizam tarefas repetitivas e manuais, como lançamento de notas fiscais, conciliação bancária e geração de relatórios.

Nesse sentido, a Deloitte estima que a automação de processos pode gerar uma economia de até 45% nos custos com mão de obra. Já a Forrester Research prevê que a automação de tarefas repetitivas pode gerar uma economia de US$ 800 bilhões para as empresas em todo o mundo até 2025. 

Mas essa solução pode trazer outros ganhos, como:

  • Economia de tempo e recursos: libera tempo para que os profissionais se concentrem em atividades estratégicas de maior valor, como análise de dados e planejamento fiscal. Isso contribui para a otimização do tempo e dos recursos da empresa, impactando diretamente na produtividade e na lucratividade;
  • Redução de erros e riscos: possibilita maior confiabilidade das informações fiscais, diminuindo significativamente o risco de erros humanos e multas por parte do fisco. A automatização de tarefas manuais elimina falhas como digitação incorreta de dados e inconsistências nas informações, assegurando a qualidade e a precisão dos dados fiscais;
  • Aumento da eficiência e produtividade: agiliza o cumprimento das obrigações acessórias, otimiza o fluxo de trabalho e aumenta a produtividade da equipe. Isso permite que a empresa se concentre em suas atividades core, liberando tempo e recursos para o crescimento do negócio;
  • Maior segurança e conformidade: garante a guarda segura de documentos fiscais e a conformidade com as leis e normas tributárias. A automatização da gestão documental elimina o risco de perda ou extravio de documentos, além de garantir a organização e o fácil acesso às informações fiscais;
  • Confiabilidade nos dados: permite o armazenamento seguro e organizado dos documentos fiscais eletrônicos, facilitando o acesso e a consulta sempre que necessário.

Conte com as soluções Synchro para a automação fiscal

A Synchro oferece soluções inovadoras em automação fiscal e gestão contábil que garantem eficiência, segurança e conformidade para o seu negócio. Empresa especializada em soluções fiscais integradas aos principais ERPs do mercado. A seguir, veja quais soluções se destacam.

Automação de entregas 

Uma solução inovadora que simplifica a entrega das obrigações acessórias federais, estaduais e municipais, desde a geração até o envio dos arquivos fiscais. Tanta agilidade e confiança é possível, pois o módulo automatiza o processo das entregas das principais obrigações acessórias da sua empresa. 

Disponível em cloud, apresenta um excelente custo-benefício por trazer retorno financeiro imediato, é fácil de usar, não necessita de integração e de implantação, além de ser aplicável a qualquer ERP e Sistema Fiscal.

Governança de obrigações acessórias 

Contribui para a governança tributária da empresa, um conceito que envolve o alinhamento entre as estratégias do negócio e as normas tributárias vigentes. Ainda, uma solução que permite o monitoramento e o controle das obrigações acessórias da empresa, garantindo a visibilidade e a rastreabilidade dos processos fiscais.

O módulo Governança das obrigações acessórias foi desenvolvido por especialistas tributários e de TI para resolver as dificuldades enfrentadas pela equipe de TAX na gestão e controle dos prazos de entrega das obrigações tributárias acessórias exigidas pelo Fisco. 

Concebida para processamento em nuvem por meio de modernas tecnologias, a ferramenta permite que usuários e gestores maximizem os resultados na gestão das entregas das obrigações aumentando o controle e a conformidade do processo.

Investir em tecnologia é uma forma de se preparar para o futuro e se manter competitivo no mercado. Aqui, vimos algumas das principais tendências tecnológicas para 2024, com foco na gestão e na automação de processos, especialmente na área fiscal. 

A Synchro é uma empresa que oferece soluções de automação fiscal integradas aos principais ERPs do mercado, trazendo benefícios para o seu negócio. Entre em contato e saiba mais sobre as nossas soluções!

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.