O guia para os contadores ganharem mais agilidade no trabalho

Conselheiros e confidentes na administração das empresas, os contadores há mais de 5.000 anos são figuras importantes e em constante ascenção. Com a tecnologia cada vez mais presente, a padronização de processos e fluxo de informações é determinante para a agilidade no trabalho do contador. Como elo importante entre pessoas jurídicas e o governo, é indispensável ao contabilista, também, acompanhar com atenção as movimentações do seu mercado e do mundo dos negócios. Toda essa velocidade tem deixado muitos profissionais estressados: de acordo com estudo publicado na revista americana Health, os contadores estão no top 10 das profissões mais estressantes. E é por isso que elaboramos um Guia com dicas para manter a agilidade no trabalho com rapidez e eficiência.

O Guia

Rotina para lidar com rotina

A vida contábil é feita de rotinas, são movimentações, classificações, lançamentos, conciliações e transmissões com prazos determinados e sujeitos a multa. Por isso, estabelecer uma rotina consistente é o passo número 1. Pare por um momento e analise o seu trabalho, divida em categorias e prazos de entrega, começando sempre pelo item mais difícil. Pode parecer estranho, mas eliminar o mais complicado dará motivação extra para as tarefas seguintes, tornando-as até mais fáceis. Outro ponto importante: transfira a responsabilidade de tarefas que não domina para quem tem competência para tal. Uma área contábil é bem mais eficiente quando cada um trabalha dentro de suas habilidades, complementando os esforços.

E como falamos de tecnologia e velocidade, utilizar um software contábil eleva seu trabalho a outro patamar. Se ele ainda for integrado a um ERP, confere o fluxo de informações ordenado e contínuo.

Conheça também a solução EFC da Synchro.

Paixão e propósito

Contabilidade e paixão parecem não se complementar, não é mesmo? Se olharmos friamente pode não fazer sentido, mas pensando em propósito, as coisas mudam. Você não precisa ser apaixonado por contabilidade, mas deve ser apaixonado por um propósito – pode ser resolver problemas, manter as obrigações em dia, responder sempre rápido etc. Faça uma reflexão sobre a sua profissão e estabeleça um propósito para o seu trabalho, isso lhe fará enxergar o cotidiano com outros olhos e tornará tudo mais leve e prazeroso.

Seja voraz por informações

No meio contábil, é comum surgirem novas regras e determinações, e o profissional tem obrigação de estar informado para dar agilidade no trabalho. Entretanto, mais do que saber as novas regras do SPED, E-Social e mudanças no IR, o contador deve estar por dentro do mundo dos negócios. Dedicar meia hora por dia para ler veículos de business e economia, participar de eventos além dos contábeis, trocar experiências com outras áreas e assistir um filme com uma temática diferente, trazem novos ares. Nossas decisões e rotina são feitas com base em nosso repertório individual, e é preciso variá-lo para não ser refém das mesmas escolhas e processos.

Uma dica: para cursos e treinamentos específicos da área contábil, confira nossas opções In Company clicandoaqui.

Relaxe

Você leu bem: relaxe. Como vimos acima, precisamos variar o repertório e isso inclui atividades de relaxamento, que arejam a cabeça. E elas devem fazer parte da sua rotina, veja algumas dicas simples e práticas:

  • Feche os olhos, agora mesmo! Você pode sentir ardor, sinal de que estava concentrado, então permita a lubrificação natural dos olhos por pelo menos 20 segundos a cada hora;
  • Quando for ao banheiro ou tomar um café, se espreguice;
  • Estimule a equipe a se alongar, em grupo, um ajudando o outro. Vale dar as mãos e um esticar o outro, será divertido e funcional – se sua empresa tem ginástica laboral, excelente;
  • Tome água, o quanto conseguir. E se esquecer programe o despertador;
  • Gosta de atividades mais intensas? Ótimo, traga-as para o começo do dia e use seus benefícios pelas horas de trabalho que virão.

Este guia é para ser consultado sempre que precisar se lembrar dos itens básicos que lhe garantirão agilidade no trabalho. Consulte sem moderação e não esqueça de acessar o nosso blog para se manter informado.

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.