Novo Regimento Interno do Carf é aprovado para agilizar julgamentos

Por meio da Portaria MF nº 1634, em dezembro de 2023, o Ministério da Fazenda aprovou o novo Regimento Interno do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), com o intuito de agilizar julgamentos, reduzindo o volume de processos acumulados. Com as mudanças, espera-se otimizar os processos e aumentar a previsibilidade das decisões.

Agora, o precedente dos Tribunais Superiores é elevado ao mesmo patamar ocupado pelas súmulas internas do Carf. Sendo assim, desrespeitar um precedente pode levar à perda de mandato do conselheiro.

Outra medida é o aumento do tempo máximo de exercício de mandatos dos conselheiros, que passou a ser de oito anos – exceto presidentes de turma ou de câmara, que poderão ficar por, no máximo, doze anos.

Saiba mais: O regimento novo do Carf e sistema de precedentes

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.