NFS-e padrão Nacional

Desde a criação do SPED, que tem o objetivo de integrar as informações fiscais e contábeis de uma empresa, várias obrigações vêm sendo atualizadas para agilizar o processo de sua entrega.

É o que está para ocorrer com a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), que é um documento digital, gerado e armazenado eletronicamente e documenta operações de prestação de serviços que incida o ISS, de competência municipal.

Atualmente cada município tem autonomia para desenvolver seu próprio layout e sistema para a entrega da NFS-e. Portanto, o maior desafio é acompanhar a legislação de mais de 5.000 municípios existentes no país, com layouts distintos.  Além disso, ainda existem municípios que ainda mantém a entrega dessa obrigação no papel, por não possuir estrutura tecnológica que comporte o recebimento da obrigação em formato digital.

Para facilitar e unificar a entrega da NFS-e, a Receita Federal lançou recentemente uma Plataforma de Administração Tributária Digital com o objetivo de instituir o padrão nacional da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e Nacional).

Esse Sistema foi desenvolvido de forma integrada, tendo participação de vários órgãos, dentre eles a Secretaria da Receita Federal do Brasil e SEBRAE, para atender ao estabelecido no Protocolo de Cooperação ENAT nº 11/2015

O sistema da NFS-e funcionará de maneira bem parecida com o que já ocorre com a NF-e modelo 55, que possui um padrão nacional. Desde a criação do Portal Nacional da NF-e, em qualquer cidade ou Estado do Brasil, o layout da NF-e é exatamente o mesmo. Assim, independentemente de quantos clientes uma determinada empresa tenha em todo o país, a NF-e precisa ser implementada uma única vez.

Com a criação do Portal da NFS-e espera-se beneficiar as administrações tributárias, pois haverá redução nos custos governamentais e gerará agilidade na apuração fiscal. O portal também vai facilitar a entrega da obrigação para os contribuintes, que poderão ter um único software que o auxilie na entrega dessa obrigação.

A instituição da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) de padrão único nacional deverá ocorrer por meio de Lei Complementar e terá como objetivo principal unificar e simplificar os processos de emissão e guarda dessas informações em todo o território nacional.

Outra questão que cabe ressaltar é que a situação dos municípios brasileiros não é uniforme. Existe no Brasil desde municípios com milhões de habitantes e muita infraestrutura tecnológica até municípios com poucos habitantes e quase nada de tecnologia disponível.  Por isso, dentro do Portal da NFS-e foi criado uma categoria de Produtos Disponíveis para atender principalmente os municípios vulneráveis e carentes de tecnologia.  Nesse local está disponível várias soluções tecnológicas destinadas aos municípios, empresas e cidadãos, para atender a necessidade de cada um.

Dessa forma, com a implementação da Nota Fiscal de Serviço eletrônica de padrão único nacional, esperamos que facilite principalmente a vida do contribuinte, tendo mais agilidade na entrega da obrigação, sem a preocupação de ter que acompanhar a legislação de vários municípios para se adequar ao layout de cada um. Além disso, com o acesso a produtos tecnológicos, espera-se que os municípios tenham mais facilidade em recolher o ISS, mesmo tendo pouca estrutura no seu sistema da administração tributária.

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.