Soluções em cloud, ou “na nuvem”, é uma realidade para muitas empresas, porém para outras, existe o receio quanto a todo o processo em fazer a migração de seus softwares e estruturas para essa tecnologia.
Para esclarecer alguns pontos importantes sobre a migração, nesse artigo vamos falar um pouco sobre a tecnologia cloud, apontando suas diferenças em relação às soluções “on premise” e seus benefícios.
É comum imaginar que migrar para uma solução em cloud representaria mais custos para a empresa. No entanto, existem gastos recorrentes envolvidos com a manutenção de uma solução “on premise” que muitas vezes não são levados em consideração, como:
- upgrades de versões;
- suporte da infraestrutura necessária para o seu funcionamento regular;
- grandes equipes de TI responsáveis pela manutenção diária e constante da estrutura.
Os gastos de manutenção citados acima fazem com que o custo de uma solução “on premise” seja, na verdade, maior ao longo do ano do que o de uma solução em cloud. Isso acontece porque, na solução cloud, a infraestrutura depende inteiramente do provedor da solução, para quem a empresa paga uma taxa de subscrição.
Inclusive, essa redução no investimento é frequentemente utilizada como argumento pelos provedores, que calculam o ROI da empresa para demonstrar que a migração é sempre vantajosa.
Segundo levantamento efetuado pela Oracle, parceira da Synchro, 74% das empresas dizem que a nuvem lhes deu uma vantagem competitiva, e 82% afirmaram ter economizado dinheiro com a migração para a nuvem.
Essa vantagem é reconhecida em muitos aspectos, dentre eles:
- Mais agilidade, segundo 70% dos tomadores de decisão em TI;
- Conclusão mais rápida do trabalho devido ao tempo menor de implantação, segundo 49% das empresas;
- Expansão com facilidade, pois as empresas que migraram para a nuvem obtiveram um aprimoramento médio no tempo de comercialização de 20,6%;
- Maior eficiência no trabalho segundo 57% das empresas, que afirmaram estar no processo de implementação ou atualização de suas plataformas em nuvem;
- Migração sem esforços, já que se estima que 80% da carga de trabalho estará na nuvem até 2025.
Outra dúvida que surge diz respeito à função da equipe de TI quando ocorre a migração para uma solução em cloud. Na prática, o papel da equipe passa a ser:
- suporte para os novos processos;
- treinamento de funcionários que utilizarão as ferramentas;
- preparação do suporte ao usuário;
- aumento do alcance dos serviços de monitoramento, para fortalecer a confiabilidade das ferramentas utilizadas no ambiente empresarial.
Por último, vale ressaltar que uma solução em cloud permite que o cliente tenha escalabilidade on demand, ou seja, permite que a empresa cresça conforme a sua necessidade.
Além disso, a solução estará sempre atualizada com as últimas tecnologias disponíveis e operando em sua versão mais recente, com suporte técnico de alta disponibilidade à disposição do usuário.
Você ainda possui dúvidas sobre as vantagens da migração para a nuvem? Continue acompanhando nossos conteúdos, voltaremos a falar sobre suas vantagens e como se preparar para essa importante mudança.
Fonte: Infográfico Oracle
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.