Migrar para cloud vale a pena?

Soluções em cloud, ou “na nuvem”, é uma realidade para muitas empresas, porém para outras, existe o receio quanto a todo o processo em fazer a migração de seus softwares e estruturas para essa tecnologia.

Para esclarecer alguns pontos importantes sobre a migração, nesse artigo vamos falar um pouco sobre a tecnologia cloud, apontando suas diferenças em relação às soluções “on premise” e seus benefícios.

É comum imaginar que migrar para uma solução em cloud representaria mais custos para a empresa. No entanto, existem gastos recorrentes envolvidos com a manutenção de uma solução “on premise” que muitas vezes não são levados em consideração, como:

  • upgrades de versões;

 

  • suporte da infraestrutura necessária para o seu funcionamento regular;
  • grandes equipes de TI responsáveis pela manutenção diária e constante da estrutura.

 

Os gastos de manutenção citados acima fazem com que o custo de uma solução “on premise” seja, na verdade, maior ao longo do ano do que o de uma solução em  cloud. Isso acontece porque, na solução cloud, a infraestrutura depende inteiramente do provedor da solução, para quem a empresa paga uma taxa de subscrição.

Inclusive, essa redução no investimento é frequentemente utilizada como argumento pelos provedores, que calculam o ROI da empresa para demonstrar que a migração é sempre vantajosa.

Segundo levantamento efetuado pela Oracle, parceira da Synchro, 74% das empresas dizem que a nuvem lhes deu uma vantagem competitiva, e 82% afirmaram ter economizado dinheiro com a migração para a nuvem.

Essa vantagem é reconhecida em muitos aspectos, dentre eles:

  • Mais agilidade, segundo 70% dos tomadores de decisão em TI;

 

  • Conclusão mais rápida do trabalho devido ao tempo menor de implantação, segundo 49% das empresas;

 

  • Expansão com facilidade, pois as empresas que migraram para a nuvem obtiveram um aprimoramento médio no tempo de comercialização de 20,6%;
  • Maior eficiência no trabalho segundo 57% das empresas, que afirmaram estar no processo de implementação ou atualização de suas plataformas em nuvem;

 

  • Migração sem esforços, já que se estima que 80% da carga de trabalho estará na nuvem até 2025.

 

 

Outra dúvida que surge diz respeito à função da equipe de TI quando ocorre a migração para uma solução em cloud. Na prática, o papel da equipe passa a ser:

  • suporte para os novos processos;

 

  • treinamento de funcionários que utilizarão as ferramentas;

 

  • preparação do suporte ao usuário;

 

  • aumento do alcance dos serviços de monitoramento, para fortalecer a confiabilidade das ferramentas utilizadas no ambiente empresarial.

 

Por último, vale ressaltar que uma solução em cloud permite que o cliente tenha escalabilidade on demand, ou seja, permite que a empresa cresça conforme a sua necessidade.

Além disso, a solução estará sempre atualizada com as últimas tecnologias disponíveis e operando em sua versão mais recente, com suporte técnico de alta disponibilidade à disposição do usuário.

Você ainda possui dúvidas sobre as vantagens da migração para a nuvem? Continue acompanhando nossos conteúdos, voltaremos a falar sobre suas vantagens e como se preparar para essa importante mudança.

 

Fonte: Infográfico Oracle

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.