Inteligência Artificial proporciona agilidade, eficiência e redução de custos à área fiscal

Inteligência Artificial proporciona agilidade, eficiência e redução de custos à área fiscal

Sabe quando você está navegando pela internet e é impactado por um anúncio do produto exato que precisa e/ou deseja adquirir? Isso acontece graças à Inteligência Artificial (IA), que armazena, cruza e analisa informações sobre uma pessoa ou, até mesmo, uma determinada organização. E, como resultado, oferece as melhores respostas àquelas necessidades específicas e atuais. Incrível, não é mesmo? 

Imagine, agora, que tal benefício pode ser utilizado em prol das atividades fiscais também! Sim, o setor tributário brasileiro, conhecido por sua complexidade, inúmeras burocracias, lentidão e processos manuais, ganha (e muito!) ao contar com sistemas que utilizam IA. Eficiência, agilidade, assertividade, economia e transparência são algumas das principais vantagens geradas.

 

Mas o que, exatamente, é a Inteligência Artificial?

Trata-se do ramo da ciência da computação cujo objetivo é elaborar dispositivos que simulam a capacidade humana de perceber, raciocinar, tomar decisões e resolver problemas. Ou seja: estamos falando de softwares que possuem uma inteligência própria, que vão além da programação e conseguem, até mesmo, realizar uma previsão dentro de algumas atividades internas da empresa.

 

Como aplicar a IA ao Departamento Fiscal?

A IA pode ser utilizada para calcular, automaticamente, impostos ou pagamentos de tributos. Com a automação das operações, a emissão de notas fiscais de forma digital e a conferência de burocracias via softwares especializados no assunto, a atividade fiscal se torna mais ágil, precisa, e em conformidade com as atualizações da Receita Federal. 

Lembre-se: esse tipo de tecnologia reproduz o raciocínio humano, analisando uma grande quantidade de dados, calculando os tributos de forma automatizada e, consequentemente, muito mais rápida.

 

IA no País dos impostos!

Vale relembrar que o Brasil é um dos países com maior número de impostos diferentes a serem pagos, além de elevada carga tributária. Por isso mesmo, ocupa a penúltima posição no ranking de competitividade entre as 18 nações analisadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Frente a esse cenário, todo e qualquer auxílio se torna bem-vindo, certo?

A otimização do tempo, gerada pela IA, faz com que os profissionais dos departamentos fiscais se dediquem mais ao core business da empresa, além de poderem participar de treinamentos, entre outras atividades menos operacionais e mais estratégicas. 

Além disso, a maior assertividade dentro do processo, também possibilitada pela IA, reduz possíveis custos referentes a multas. Lembre-se: com a complexa tarefa de se adequarem aos regulamentos e à conformidade, as empresas se encontram expostas a riscos tributários e incertezas sobre a sustentabilidade dos modelos de negócios. 

A digitalização das informações contábeis e tributárias no Brasil torna alguns processos mais simples, com menos papelada, e mais transparência. E a IA, dentro deste cenário, permite a otimização de análises de dados na identificação de irregularidades e mitigação de riscos.

 

Conte com um parceiro especialista em IA e também no mundo fiscal!

Recentemente, graças à implantação da solução de automação e governança da Synchro, a L’Oréal, multinacional francesa de cosméticos – e também um de nossos clientes -, pôde subtrair 200 horas por mês do time de Compliance e aplicá-las em atividades analíticas focadas no desenvolvimento da empresa.

 

Quer saber mais a respeito deste tema e como implantar a Inteligência Artificial na área fiscal da sua empresa? Acesse o nosso caso de sucesso!

Conheça as Soluções Fiscais da Synchro (clique aqui)

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.