Impostos sobre consumo na mira da reforma tributária

Impostos sobre consumo na mira da reforma tributária

Está em debate na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) do Senado um sistema eletrônico de cobrança de impostos sobre consumo. A ideia é permitir que as próprias instituições bancárias separem a cobrança do valor do tributo, sempre que houver transação financeira ou quitação de boleto atrelada a uma nota fiscal de bens ou serviços.

Os bancos repassariam os valores referentes a impostos à administração pública, diferentemente do que ocorre hoje em dia, onde os próprios comerciantes e prestadores de serviços precisam declarar os valores das notas fiscais e realizar o pagamento dos impostos. Essa proposta visa a vinculação entre as informações das notas e das transações bancárias, reduzindo, assim, a margem para sonegação de impostos, num modelo chamado até agora de “cobrança compartilhada”.

Acompanhe mais informações a respeito, abaixo:

Fonte: Reforma tributária do Senado pode prever sistema eletrônico de cobrança de impostos | Mercado | Folha de S. Paulo

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.