Contribuintes precisam recorrer ao judiciário para acelerar compensação fiscal de créditos

Contribuintes precisam recorrer ao judiciário para acelerar compensação fiscal de créditos

O atraso na análise pela Receita Federal de pedidos de habilitação de créditos tributários, que vem acontecendo devido a vitória dos contribuintes em grandes teses tributárias, como é o caso da exclusão do ICMS do PIS e da Cofins no Supremo Tribunal Federal, faz com que os contribuintes tenham que recorrer ao judiciário para fazer compensação fiscal, que nada mais é do que o uso desses créditos para pagamento de tributos devidos.

A Receita Federal tem levado mais de 90 dias para dar uma resposta ao contribuinte. Entretanto, de acordo com a previsão do próprio órgão, através da Instrução Normativa nº 2055/21, o prazo para a análise deste tipo de demanda é de 30 dias (artigo 102, parágrafo 3º).

Leia mais informações a respeito, abaixo:

Fonte: Empresas vão à Justiça para obrigar Receita a analisar crédito tributário

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.