Governança Tributária: Conheça os benefícios do processo para a sua empresa

Formas de implantação da Governança Tributária

É notório que governança – o ato de governar – muito discutido em meios corporativos conquistou cada vez mais espaço e uso. Disseminado por instituições gigantescas como ONU, FMI e o Banco Mundial, desde 1990, antes, por cientistas políticos e economistas. Esse conceito abrangeu todos os processos governamentais os quais o mundo corporativo os absorveu, tais como: Governança Corporativa, de TI e uma das mais importantes, a Tributária. Considere a importância do tributarista conhecedor dessa Governança, o quanto despontará no mercado ao possuir esse conhecimento de alto valor agregado. Após uma rápida definição, abordaremos a implementação dessa forma tão essencial de coordenação.

 

Entendimento sobre Governança Tributária

Quando se pensa sobre ela, é como um conjunto de normas internas que dirigem os profissionais do departamento fiscal e tributário de uma organização, controlando a saúde financeira e seus aspectos fiscais. Além disso, idealizá-la e colocá-la em prática como parte da estratégia da empresa, considerando-se todas as questões jurídicas, fiscais e financeiras, até mesmo, a visão e missão da empresa. Tudo isso, promove uma melhor percepção de negócio, tempo e valores gastos porque ela se refere a processos, pessoas e sistemas dos quais precisam ser incorporados às rotinas organizacionais permeando os mais diferentes setores.

Perceba que é inserida no meio da Governança Corporativa em que suas normas internas são um conjunto de procedimentos de gestão empresarial, calcado na experiência e competência profissional, discutido e validado por meio da análise personalizada de cada empresa.

 

Implementação da Governança Tributária

Definição de políticas claras

Os profissionais da equipe fiscal e tributária da companhia serão guiados por uma revisão dos procedimentos tributários e controles rígidos que evita incongruências e falhas de comunicação. A introdução dessa cultura não passa de uma estratégia fiscal as quais os benefícios de você possuir uma equipe consciente de um bom gerenciamento de riscos, políticas e procedimentos, bem claramente estabelecidas, será responsável em trazer bons benefícios de uma boa governança corporativa: quando se tem formalização, envolvimento, bons processos afiados a um time buscador de vantagens competitivas.

 

Estruturação dos processos internos

Consiste na estruturação de processos, de modo claro e eficiente, que permitem a todos os profissionais estejam alinhados para alcançar o objetivo almejado. Uma vez alinhada, as diretrizes organizacionais causam uma identificação e uma resposta efetiva a novos requisitos tributários, como também, um desenvolvimento do mecanismo de controle em suas operações. Quando identificado os processos críticos, falhas geradoras de impactos negativos, levantam-se essas informações, formatando o documento para quem utilizará e executará os processos. Observe que um olhar documental pode não ser o suficiente; uma conversa com quem executa as atividades diariamente é importante para mais tarde propor melhorias.

 

Integração das informações empresariais entre os departamentos.

Nessa prática ocorre a disseminação da cultura entre os envolvidos, a promoção sobre o tema percorre por toda a companhia e as decisões levam-se em consideração a empresa em sua totalidade. Essa é a parte prática da estruturação dos processos internos da proposta de melhorias e otimização que para sua divulgação vale fluxograma, vale vídeo, vale até um gibi; sempre considerando os colaboradores receptores das informações. Além do mais, é muito efetivo fazer a transferência desse conhecimento através de treinamento de implantação do processo para que o foco seja evitar a chance do material de papel fique na gaveta, tornando-o um material de consulta.

 

Auditorias internas

O monitoramento de como a empresa lida com as obrigações tributárias e o descobrimento dos pontos que podem ser otimizados. Essa técnica aumenta o grau de confiança das demonstrações por ela feita, obtenção de segurança razoável, alcançado através da opinião de um auditor em todos os aspectos relevantes conforme uma estrutura de relatório aplicável. Sabe-se que esses procedimentos são sistematizados com a finalidade de se obter a avaliação de evidências sobre as informações contidas nas demonstrações fiscais de uma empresa.

Essas auditorias conceituam-se de forma semelhante ao da financeira, mas com suas peculiaridades apresentam uma maior relevância no processo de obtenção de evidências pelo auditor independente.

 

Uso da informatização, tecnologia de TI e automação

A informatização, sem sombra de dúvidas, fornece ao gestor tributário uma ótima funcionalidade e possibilidade de evolução dos processos fiscais. Com a inovação tecnológica os softwares deixaram de ser um suporte, um apoio, e passou a fazer parte do objetivo final ocasionando uma dependência para que seja entregue um mínimo valor. Quando se investe em softwares de automação pode ser uma ótima ideia para garantir a sobrevivência e efetividade dos negócios e oferecer produtos e serviços de qualidade.  Os benefícios da tecnologia em processo fiscais:

  1. Atualização legislativa
  2. Pagamento tributos
  3. Aumentar a produtividade
  4. Cálculo
  5. Integração digital com órgãos governamentais
  6. Automatizar processos
  7. Evitar falhas humanas

Conte com parceiros de sucesso para uma Governança Tributária eficiente.

 

Quer saber o que a Synchro pode fazer pela sua empresa?

Entre em contato conosco.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.