Por que tomar cuidado com informações tributárias que estão na internet?

Com a revolução informacional causada pela internet, quase todos os processos oficiais que uma empresa possui passaram a ser gerenciados de maneira virtual ou eletrônica, ou seja, com auxílio e suporte da rede. Isso causou uma situação que até então era impensada: o acesso irrestrito a informações disponibilizadas via internet de qualquer lugar do mundo por qualquer pessoa. Bastava digitar o endereço do website que a informação estava lá, pronta para uso. E isso ocorreu, é claro, com as informações tributárias também.

Diferentemente de um caminho a ser feito entre uma cidade ou outra, que também pode ser encontrado via internet, informações tributárias encontradas na internet, mesmo que utilizadas de boa-fé, mas equivocadas, vão gerar multas e sanções inesperadas pelas empresas.

Como é o impacto nas empresas

Quando se consulta, por exemplo, a tabela TIPI/NCM, disponível no website da Receita Federal, a informação que consta não é atualizada desde 2014, ou seja, já tem mais de um ano corrido de defasagem. Isso pode ocorrer com qualquer informação.

Vamos imaginar a seguinte situação: uma empresa pretende fazer a importação de um produto que ela nunca teve em sua estrutura. Por ser algo completamente novo, informações sobre os procedimentos de importação serão buscadas junto a websites com conteúdo tributário e de comércio exterior.

O principal problema para a empresa reside no fato de que, se essas informações obtidas forem de fontes anônimas ou de websites não confiáveis, quem garantirá que são verdadeiras ou atuais? Uma instrução normativa pode ter alterado todo o procedimento de importação deste produto, deixando inviável sua importação, mas por utilizar informações tributárias e de importação não confiáveis e não validadas, a empresa pode perder o dinheiro investido na compra, além de arcar com mais multas e juros.

Algo mais comum do que uma importação é a industrialização de um produto, fato que uma indústria realiza diuturnamente. Se as alíquotas vigentes sofrerem uma alteração da noite para o dia, o que não é difícil de ocorrer no nosso país, o que garantirá que os procedimentos ainda estejam corretos no momento da comercialização deles? Talvez a solução esteja relacionada à busca de suporte especializado.

Consultoria para fins tributários

Um passo para que sejam sanadas as dúvidas nos procedimentos ligados às informações tributárias é a contratação de um serviço especializado. Estas empresas trabalham especificamente com este tipo de atividade, realizando serviços de consultoria e fornecendo informações sempre atualizadas referentes aos tributos de qualquer atividade operacional.

Este é o primeiro passo em busca de uma estrutura de governança tributária por parte das empresas contratantes, o que trará benefícios de longo prazo pela certeza de consultar sempre informações tributárias atualizadas.

A Synchro oferece este tipo de serviço, o qual tem o objetivo de fazer a empresa contratante andar sempre nos trilhos com relação aos tributos, evitando multas e servindo de suporte não somente para as operações atuais, mas como planejamento para operações futuras de sua empresa.

Consultar informações tributárias na internet pode ser algo prático, mas muitas vezes confuso pela quantidade imensa de informações e pela qualidade nem sempre confiável nem garantida dos dados fornecidos. Esqueça as preocupações com relação a conteúdos imprecisos ou incorretos e fale com a Synchro, pois nós temos a solução tributária perfeita para a sua tranquilidade operacional. Entre em contato e confira o que podemos oferecer para o seu negócio!

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.