Estamos de olho no cenário político-tributário

Nosso Poder Legislativo Federal (Câmara e Senado) teve, na noite dessa segunda feira (01/02/2021), as trocas de comando. A Câmara dos Deputados será presidida pelo Deputado Arthur Lira e o Senado Federal será presidido pelo Senador Rodrigo Pacheco.

 

E o que é importante, estrategicamente, que saibamos?

 

Os dois congressistas, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, estão alinhados (de forma moderada) com as pautas do Governo Federal. Isso significa dizer que temas como a reforma tributária e a reforma administrativa, desejadas pelo Executivo Federal, podem ganhar prioridade e tramitação mais rápida pelas Comissões.

 

Ainda há muito que discutir sobre a reforma tributária, principalmente quanto ao seu alcance, ou seja, se a reforma irá abarcar apenas tributos federais (em um primeiro momento), como a unificação e simplificação da Contribuição para o PIS e a COFINS, ou se farão algo mais profundo, alastrando os impactos também para o ICMS (Estados) e ISSQN (Municípios), com a criação de um tributo mais abrangente incidente sobre bens e serviços (IBS). Há propostas nos dois sentidos.

 

De forma bastante sintetizada, temos hoje:

 

  • PEC 110/2019 (Senado) – sugere acabar com 9 tributos e criar 2 impostos: IBS – Imposto sobre bens e serviços +  um imposto específico sobre alguns bens e serviços.
  • – PEC 45/2019 (Câmara – Deputado Baleia Rossi) – sugere acabar com 5 tributos e criar 2 impostos: IBS – Imposto sobre bens e serviços + e um imposto específico sobre bens e serviços;14:52
  • Projeto de Lei nº 3.887/2020 (Executivo Federal) – sugere criar a CBS – Contribuição sobre Bens e Serviços (com alíquota de 12%, em substituição à Contribuição para o PIS e à COFINS).

 

A proposta do Executivo Federal, por ser menos complexa e conter apenas dois Tributos Federais (até o momento), pode ganhar força com a atual composição das casas. Ocorreria o que tanto se fala nos bastidores que é a “Unificação da Contribuição para o PIS e da COFINS”.

 

O que é importante termos em mente? Tudo ainda é especulação. No decorrer das reuniões da Comissão Mista (prazo de análise da Comissão prorrogado até 31/03/2021), composta por integrantes do Senado e da Câmara, podem ocorrer diversas mudanças, sugestões, melhorias, supressões, ou até mesmo uma mudança radical na linha até então pensada. Temos que acompanhar e aguardar o desfecho, porque o tema é um dos mais complexos hoje em discussão no Congresso Nacional.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.