EDF-Reinf: dispensada para empresas em casos de ausência de fatos a serem informados

Toda empresa operante no Brasil – de qualquer grupo ou regime tributário – está dispensada da apresentação da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf), desde que não gerem fatos a serem detalhados no período de apuração. Essa nova informação está na Instrução Normativa RFB nº 2043/2021, da Receita Federal.

Com a novidade, não existe mais a necessidade de informar a EFD-Reinf e, consequentemente, o “Sem Movimento”. Tal isenção, no entanto, é apenas para o EFD-Reinf. Nos casos do eSocial e da DCTFWeb, ainda é necessário notificar o “Sem Movimento”.

Lembrando que, até então, esta facilidade era concedida apenas às empresas do 3º grupo do eSocial, ou seja,  pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional, empregadores e contribuintes pessoas físicas (exceto empregadores domésticos).

Vale pontuar que a EFD-Reinf tem o objetivo de melhorar a fiscalização e a qualidade das informações sobre serviços prestados e tomados, bem como as retenções, entregues ao fisco. Tal obrigação foi estabelecida pela Instrução Normativa RFB 1.701/2017 e começou a vigorar paralelamente ao eSocial. 

Quer saber mais a respeito? Leia abaixo a matéria do Portal Dedução na íntegra:

Fonte: Portal Dedução

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.