Desoneração da Folha de Pagamento – Veto Presidencial e sua possível derrubada pelo Congresso

Através da Mensagem de Veto nº 619/2023, publicada em 23 de novembro de 2023, a Presidência da República VETOU o Projeto de Lei nº 334/2023 que propõe a prorrogação, até 31 de dezembro de 2027, dos prazos de que tratam os arts. 7º e 8º da Lei nº 12.546/2011.

O argumento utilizado nas razões do VETO se guia no sentido de que o PL “… padece de vício de inconstitucionalidade e contraria o interesse público tendo em vista que cria renúncia de receita sem apresentar demonstrativo de impacto orçamentário-financeiro para o ano corrente e os dois seguintes, com memória de cálculo, e sem indicar as medidas de compensação, em desatenção ao disposto no art. 113 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, no art. 14 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal, e nos art. 131 e art. 132 da Lei nº 14.436, de 9 de agosto de 2022 – Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023”.

De outro lado, parlamentares já articulam no sentido de derrubar o Veto Presidencial. Também destacam o amplo apoio que a medida recebeu nas duas Casas Legislativas (Na Câmara dos Deputados – 430 votos favoráveis – 17 desfavoráveis e no Senado Federal – Apreciado de forma terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos – CAE).

Na opinião do Presidente do Senado, em entrevista dada para Empresa Brasil de Comunicação -EBC “… já faz muito tempo que o sentimento do Congresso Nacional é de que a desoneração da folha é algo muito positivo para o país, porque mantém empregos para empresas de alta empregabilidade e cuja folha de pagamento impacta muito na despesa”.

A preocupação do Congresso, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), da Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e Informática (Feninfra), entre outras Entidades Representativas, pelo que denota, está na redução imediata de postos de trabalho e no comprometimento da geração de novos empregos.

Vale ressaltar que o Veto atinge diretamente os 17 setores da economia que recolhem a CPRB em substituição à Contribuição sobre a Folha de Salários. É possível que esses setores precisem rever seus planos de investimento e expansão para os próximos anos.

O Ministro da Fazenda informou que pretende apresentar medidas alternativas ao PL da desoneração, como revisões em benefícios fiscais, não dando maiores informações sobre o tema.

O Congresso pretende analisar a derrubada do Veto ainda nesse ano de 2023, uma vez que a desoneração termina em 31 de dezembro do corrente ano.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.