Conheça a jornada de transformação dos processos fiscais e tributários da Bundy com Synchro Cloud

Líder mundial em sistemas de refrigeração com transporte de fluido e transferência de calor para a indústria de refrigeração e eletrodomésticos, a Bundy incorpora em seus 60 anos de mercado atuando em toda a Europa e América Latina alguns dos principais fabricantes globais, incluindo Samsung, Electrolux, Danfoss, Liebherr, Whirlpool e LG, com mais de 1,2 mil funcionários em sua rede. Aqui no Brasil, possui filiais em Curitiba (PR), Maracanaú (CE) e Pindamonhangaba (SP).

Após inúmeras tentativas de resolver os problemas de integração do software fiscal e tributário anterior com o roadmap de ERP Infor LX utilizado pela Bundy, Cláudia de Souza Dias, gestora de TI responsável por todos os contratos de software, decidiu dar início à jornada de transformação fiscal e tributária da empresa resgatando em sua ampla experiência na área a solução da Synchro, maior provedora de soluções de conformidade tributária e fiscal, cloud e on premise do país, com quem ela já havia trabalhado ao longo dos seus 23 anos de experiência.

“Eu trabalho com a integração fiscal da plataforma desde 1997, já atendi a mais de 30 empresas ao longo da minha carreira e, desde 2012, prestava consultoria à Bundy. Em 2018, a companhia me convidou para assumir essa frente de TI com o desafio de resolver os problemas de inconformidade da antiga solução fiscal”, conta Claudia.

Para se ter uma ideia do cenário, a ausência de integração entre os softwares gerava problemas como cancelamento e inutilização de nota fiscal, inconsistências no SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e no XML, o que onerava muito a operação da Bundy e comprometia seus prazos de entrega ao fisco, “essa incompatibilidade demandava a contratação pontual de um consultor a cada nova atualização dos sistemas, além de um terceiro software para fazer a interface entre o ERP e a gestão fiscal. Demorávamos até 60 dias para integrar uma patch ao sistema e tínhamos de dedicar um tempo apenas para as correções desses erros, algo completamente inviável”, relembra Cláudia.

Outro desafio da executiva era a manutenção da solução fiscal on premise que sobrecarregava a equipe de TI com a manutenção de servidor, o acompanhamento constante de atualização das patchs e a contratação eventual de especialistas em banco de dados.

“Eu já tinha um histórico positivo sobre a Synchro e, quando abordei a empresa para discutir soluções para os nossos problemas, minhas impressões foram revalidadas. Desde o início, o atendimento se mostrou comprometido a sanar todas as nossas dores e essa postura abriu espaço para um relacionamento de confiança entre as equipes”

Após a Synchro mapear as necessidades da Bundy, as empresas desenharam juntas um plano de implementação em duas fases da Synchro Cloud, tecnologia pioneira de gestão fiscal em nuvem no nosso mercado, que revertia os gargalos anteriores em ganhos operacionais para a empresa. “Nós decidimos já realizar a transição de fornecedor e ir para nuvem de uma só vez justamente para viabilizarmos o desenvolvimento do nosso atendimento, contando com a portabilidade e as atualizações em tempo real facilitadas pela solução. É um ganha-ganha para as áreas de TI e o setor fiscal”, afirma Cláudia.

Assim, em 31/5/19, a implementação da primeira fase, que contemplava o sistema de Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e) da Synchro Cloud, teve início. Porém, a previsão inicial de um mês para a conclusão das etapas de teste, homologação, implantação e produção teve de ser encurtada em decorrência de uma exigência fiscal nova que estava travando a emissão de notas fiscais na filial de Curitiba.

Tendo em vista a criticidade dessa situação, a Synchro realizou uma força-tarefa para a implementação total em 7 dias “Expliquei minha urgência à Synchro e ele entenderam rapidamente. Implantamos o sistema em sete dias corridos, foi a implantação mais rápida do planeta, que só foi possível por causa do comprometimento da Synchro em solucionar nosso problema”, avalia a executiva.

Cláudia avalia a parceria entre as áreas de TI e a fiscal como fundamental para viabilizar o crescimento e inovação da operação das empresas. “o setor de tecnologia é responsável por providenciar tanto a rede operacional das empresas, quanto garantir a segurança e qualidade da informação. É fundamental que a equipe de tecnologia trabalhe junto da fiscal para viabilizar a conformidade, pois é ela que determina como as empresas vão trabalhar”.

Como parte da força-tarefa de transformação fiscal, a segunda etapa de integração de sistemas foi direcionada ao SPED, contemplando o portfólio completo da Synchro Cloud com os módulos de ECD (Escrituração Contábil Digital), ECF (Escrituração Contábil Fiscal), GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS) e EFD-REINF (Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída), que terminou agora em julho.

Além do ganho da conformidade, Cláudia destaca os ganhos operacionais viabilizados pela adoção da Synchro Cloud, “antes, a área fiscal levava até 12 dias para fazer o SPED, hoje, leva apenas um dia. Temos qualidade nos dados, informações que refletem a nossa realidade em tempo real, com boa usabilidade e um sistema à prova de erro. Podemos finalmente desenvolver nosso trabalho sem dores de cabeça diárias sobre isso. Cada vez mais estamos convencidos de que é o investimento na conformidade tributária da Bundy que garante a evolução do nosso trabalho, sem despender recursos indiretos com medidas paliativas”, finaliza Claudia.

 

Fonte: http://www.deducao.com.br/index.php/conheca-a-jornada-de-transformacao-dos-processos-fiscais-e-tributarios-da-bundy-com-synchro-cloud/

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.