Como escolher a arquitetura de solução fiscal complementar aos ERPs da SAP

Estamos em um ano marcado por muitos acontecimentos políticos que geram incertezas e dúvidas para as empresas. A reforma tributária é um exemplo disso, pois trará, sem sombra de dúvidas, impactos significativos para as companhias, principalmente àquelas que ainda utilizam versões antigas de ERP e precisam migrar seus sistemas tanto para conseguirem atender às novas exigências, quanto por acompanhar a evolução tecnológica e, consequentemente, performar melhor.

Para as organizações que possuem os diferentes ERPs da SAP e precisam aprimorar a parte fiscal, quais caminhos seguir e o que adotar? Essa dúvida paira no ar porque as soluções da SAP atendem a área fiscal e tributária, mas quando falamos de Brasil e de empresas com atuação em ambiente nacional, somente o que é oferecido acaba sendo insuficiente para manter a conformidade, levando em consideração as centenas de legislações e normas a serem cumpridas.

E para suprir este gap das soluções do setor, os addons fiscais, que são sistemas específicos para atendimento aos processos tributários de forma completa, são a solução ideal para garantir a conformidade fiscal de maneira eficiente.

Preparamos algumas dicas com possíveis opções de arquitetura de solução fiscal para as empresas que usam os ERPs da SAP e também estão pensando no processo de atualização e/ou migração para a nuvem e possuem algumas inseguranças em relação ao investimento e ao que levar em consideração.

É importante frisar que não existe um cenário melhor que o outro. Para tomar uma decisão estratégica, é necessário analisar o custo/benefício de cada tecnologia e suas peculiaridades, sempre ponderando as características de cada empresa e seus objetivos em relação ao roadmap tecnológico.

 

  • O TDF (Tax Declaration Framework), por exemplo, é a plataforma de gestão fiscal – apartada dos ERPs da SAP – desenvolvida para atender os requisitos legais exigidos pelo fisco brasileiro e indicado para empresas com alto volume de dados, que utilizam o ERP global e tenham restrições em aplicar atualizações recorrentes para atender as normas tributárias e obrigações legais brasileiras. Os dados do TDF são os mesmos do ERP, sem necessidade de duplicá-los, e caso seja necessário atualizar alguma informação no ERP, instantaneamente é atualizado no TDF.

 

  • Já o DRC (Document and Reporting Compliance) é a plataforma de gestão fiscal – embarcada e exclusiva para o ERP S/4Hana, seja na versão on premises, private cloud ou public cloud – desenvolvida para atender o inbound e outbound de documentos fiscais e os requisitos legais de diversos países. O addon fiscal é necessário para complementar e gerar as apurações e obrigações acessórias. Sendo o ERP cloud, para preservar o core do produto e não impactar a instancia global, utiliza-se o BTP (Business Technology Platform) que se comunica com o S/4Hana cloud para ler as informações, apurá-las e realizar o preenchimento das obrigações.

 

Ambas as soluções são bem parecidas, com pequenas diferenças entre si. Para potencializá-las e garantir a conformidade fiscal e tributária, é estratégico contar com os addons fiscais.

Veja, em nosso webinar gratuito, os desafios das arquiteturas integradas, embarcadas, TDF e DRC e os detalhes de cada plataforma SAP.

Temos um vasto conhecimento nos produtos SAP, por isso desenvolvemos soluções exclusivas para complementar seus ERPs e permitir que o cliente atenda a conformidade tributária brasileira com eficiência. Conte sempre conosco para superar este e outros desafios!

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.