Governança ajuda a vencer a batalha contra a burocracia tributária

Governança ajuda a vencer a batalha contra a burocracia tributária

Todos sabem que o Brasil é um dos Países mais burocráticos do mundo, sobretudo quando falamos de negócios. De acordo com o último relatório do Banco Mundial sobre o tema, divulgado em outubro de 2019, as empresas Brasileiras precisam de 1.501 horas para cumprir suas obrigações tributárias com o fisco. Além disso, novas regras surgem a uma velocidade impressionante: estudos indicam a criação de aproximadamente 1,88 novas normas tributárias por hora.

Com o intuito de enfrentar essa “guerra” diária, os profissionais da área gastam muito tempo para monitorar a legislação e manter a agenda tributária organizada, para que não sofram aplicações de multas por atraso no cumprimento das obrigações tributárias.

Nesse cenário, o gestor que ainda não possui um sistema de controle eficiente e automático de sua Agenda Fiscal fica à mercê do risco de perda de prazos, restando torcer tudo seja cumprido dentro da curta janela de entrega. Em suma, é preciso o máximo de controle possível.

Ciente dessa situação, a Synchro, maior provedora Brasileira de soluções fiscais, desenvolveu a solução de Governança de Obrigações Acessórias, para atuar como uma poderosa aliada dos gestores na manutenção da agenda fiscal, auxiliando no gerenciamento seguro das obrigações tributárias.

Por tratar-se de um sistema em nuvem, os usuários podem contar com todo potencial tecnológico proporcionado pela tecnologia de cloud computing, como a segurança e a performance na operação, que automatiza processos e garante absoluta conformidade com as normas tributárias.

 

Controle e transparência

Certamente, a inteligência do sistema é um diferencial, já que possui regras estabelecidas para geração automática do calendário fiscal, que se mantém permanentemente atualizado por conta do monitoramento das normas que acompanha a solução. Desta forma, o usuário recebe um alerta sempre que ocorrer qualquer alteração na lei que afete o prazo de entrega de alguma obrigação.

Se controle é fundamental, a transparência é um atributo que ganha cada vez mais importância para as empresas. Por esse motivo, a Governança de Obrigações Acessórias permite a descentralização de atividades, facilitando que gestores e outras áreas interessadas possam acompanhar a conformidade fiscal de sua agenda tributária.

A tecnologia de gerenciamento na nuvem permite que todas as informações sobre determinada entrega sejam armazenadas em um único repositório. Assim, não apenas os recibos são armazenados, mas também os arquivos eletrônicos, relatórios e anexos que compõem uma determinada entrega. Esse repositório centralizado de dados é fundamental para o atendimento a processos de fiscalização ou auditoria interna ou externa.

 

Automação de Entregas

Por fim, o uso da Governança de Obrigações Acessórias para controle da Agenda Fiscal se completa com a solução de Automação de Entregas, da Synchro, outra inovadora solução que racionaliza a importação, validação, assinatura digital, transmissão e armazenamento das obrigações do SPED.

Para saber mais sobre a solução de automação de entregas, clique no link abaixo!

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.