Com decisão do STF na ADC 49, Estados poderão cobrar ICMS retroativo do varejo?

Está em pauta no STF a ADC 49, que trata da cobrança de ICMS na transferência de mercadorias, de um Estado para outro, entre estabelecimentos de um mesmo contribuinte. Porém, o STF rejeitou o segundo recurso dos contribuintes, que requeriam a proibição dos Estados de cobrar ICMS de forma retroativa.

A discussão, que tem forte impacto para as empresas do varejo, atinge as companhias que não têm ação judicial sobre o tema, mas, com base na jurisprudência, deixaram de fazer o recolhimento do imposto.

Como os ministros não reconheceram a legitimidade do autor do recurso, as questões de mérito – sobre a possibilidade de cobrança retroativa – não foram analisadas. Contudo, para advogados, essa falta de resposta pode abrir caminho para que os Estados realizem as cobranças retroativas e os valores sejam validados na Justiça.

Saiba mais: Decisão do STF pode abrir caminho para Estados cobrarem ICMS retroativo do varejo

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.