Cobrança pelo uso das APIs do novo sistema de arrecadação fiscal preocupa contabilistas

Cobrança pelo uso das APIs do novo sistema de arrecadação fiscal preocupa contabilistas

A cobrança pelo uso das APIs que darão acesso ao novo sistema de arrecadação fiscal tem gerado uma discórdia entre empresas e governo. Segundo Marcos Flores, gerente de operações de sistema da Receita Federal, a infraestrutura necessária para suportar a nova plataforma tem custos que o Fisco não pode arcar. Uma tentativa de garantir recursos via emenda ao PLP 68/24 foi rejeitada pelo Congresso, deixando a tarifação como única alternativa. No entanto, ainda não há regras claras sobre possíveis isenções para transações de baixo volume de dados, o que aumenta a incerteza.

Márcio Schuch, do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) e membro do grupo de estudos do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) sobre a Reforma Tributária, alega que tem recebido reclamações do setor sobre a cobrança. Ele ainda destaca que a medida pode ampliar os custos já enfrentados pelos profissionais da área, enquanto a Brasscom e a ABES alertam que a decisão contradiz a proposta de simplificação da reforma.

 

Saiba mais: Cobrança de APIs na Reforma Tributária preocupa setor contábil e de TI

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.