Cenário tributário: O desafios do próximo presidente do Brasil

Independente de quem vencer as eleições para Presidente da República, o futuro representante da nação, diante da situação fiscal ainda bastante delicada, terá como um dos principais desafios mostrar que as contas públicas do Brasil são sustentáveis no longo prazo. As incertezas ligadas ao próximo arcabouço fiscal e a gastos futuros com precatórios têm impactado negativamente inflação, juros de curto e longo prazo e potencial de crescimento econômico.

Para 2023, segundo fontes da área econômica consultadas pelo jornal Valor Econômico, o resultado primário voltará a subir, voltando a ficar no azul (último superávit primário registrado foi em 2013). Por outro lado, o cumprimento do teto de gastos será difícil, caso não ocorra um ajuste fiscal. Uma das dificuldades para o cumprimento do teto nos últimos anos tem sido o patamar das despesas obrigatórias. Esses e outros fatores influenciam a economia real e diária, com efeitos no crescimento, na realização de políticas públicas e na própria dinâmica da dívida. O novo presidente, para lidar com tal cenário fiscal, terá que ter muita organização financeira para evitar novos endividamentos, mais cobrança de impostos, cortes nas políticas sociais, e uma série de outras medidas que serão um atraso para o crescimento do País.

Leia mais informações a respeito, abaixo:

Fonte: Um raio-x do desafio fiscal do próximo presidente | Valor Econômico

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.