Cadastro de empresas prestadoras de serviço fora do Município / Imposto sobre Serviços (ISSQN)

O cadastro de empresas prestadoras de serviço fora do município sede, se tornou mais uma obrigação acessória ao longo dos últimos anos.

Somando-se as inúmeras já existentes, foi sendo instituído por alguns municípios de forma aleatória, visto que não possuíamos uma regulamentação em âmbito nacional, convertendo-se portanto em mais uma árdua tarefa para os contribuintes, a fim de se identificar sua existência a cada nova prestação de serviços.

A título de exemplo, separamos alguns exemplos de municípios que exigiram/exigem esta obrigação acessória que consiste em solicitar um cadastro do prestador de serviço no município de destino do serviço prestado:

– Cadastro de Empresas de Fora do Município (CPOM) em São Paulo – SP;

– Cadastro de Empresas Prestadoras de Outros Municípios (CEPOM) no Rio de Janeiro – RJ;

– Cadastro de Empresas Não Estabelecidas (CENE) em Campinas – SP;

– Registro Auxiliar de Nota Fiscal de Serviço (RANFS), em Feira de Santana – BA;

– Cadastro de Prestadores de Serviços de Outros Municípios (CPOM) em Porto Alegre – RS.

Tal obrigação de providenciar o cadastro de prestador de serviço acaba penalizando os contribuintes prestadores de serviços com o cumprimento de mais uma atribuição legal. Além de descobrir qual município aderiu a obrigação, também haverá a necessidade de preparação e envio de algumas informações. Na maioria dos municípios a exigência de documentos é bem similar, mas a título de exemplo, o processo de criação de cadastro em São Paulo – SP, ainda que simples, solicita as seguintes informações da empresa para sua efetivação:

– CNPJ da empresa prestadora do serviço;

– Razão Social;

– Endereço, e-mail e telefone;

– Informar os possíveis serviços a serem prestados

– Dados dos Sócios da empresa

– E imagens da empresa para comprovar a existência de um estabelecimento físico

Mais por que foi instituída e em que consiste essa obrigação acessória?

Os municípios instituíram o cadastro, pois entenderam que a exigência da inscrição possibilitaria a identificação de pessoas jurídicas que simulam seu estabelecimento em outra municipalidade. Logo, percebeu-se que a exigência do cadastro também se tornou um importante artifício para alavancar as receitas dos municípios que passaram a exigir o cadastro dos prestadores de serviços de outros municípios e passaram a cobrar o ISSQN em duplicidade quando da não realização do cadastro.

É importante frisarmos que essa obrigação acessória é exigida apenas por alguns municípios de destino dos serviços. Não existe uma obrigatoriedade para tal, então, apenas alguns optaram por instituir.

A referida obrigação consiste na exigência do cadastro de empresas prestadoras de serviços que atuam fora do seu município sede onde possuem cadastro e a devida Inscrição.

O não cadastramento pode culminar no ISSQN devido ao município sede do prestador de serviço e também no Município de destino do serviço, ensejando assim, o recolhimento em duplicidade do ISSQN!

Situação amarga que na maior parte das vezes causa uma ingrata surpresa ao prestador que não possuía a informação da necessidade do referido cadastro naquele Município de destino do serviço, e que não havia previsto esse aumento no custo da prestação de serviço no início do projeto incorrendo em indesejável bitributação do ISSQN.

Também é importante ressaltarmos que a referida obrigação acessória tem o ISSQN que se trata de um imposto municipal como sendo a obrigação principal a ser monitorada.

Registramos ainda que de acordo com a Lei Complementar nº 116/2003, o recolhimento do ISSQN é devido ao Município de origem do prestador de serviços como regra geral, mas em alguns tipos de serviços o recolhimento é devido no Município de destino daquele determinado serviço.

Enfim, essa batalha para definir o local onde será devido o ISSQN da prestação de serviço, se na origem ou no destino, aliada a sede arrecadatória dos municípios, contribuiu muito para criação do referido cadastro.

Com esse breve contexto realizado, devemos falar também sobre a legalidade da exigência do cadastro, visto que se trata de mais uma obrigação acessória que vem penalizando firmemente os contribuintes prestadores de serviço que não providenciarem o seu cumprimento.

De forma natural, os contribuintes já cansados de tantas obrigações iriam começar a questionar de forma judicial a legalidade da instituição e exigência destes cadastros de prestadores de serviço.

Afinal, o prestador de serviço além de se concentrar em seus negócios diários e suas tantas obrigações tributárias já existentes, agora precisaria concentrar esforços para descobrir se o município de destino de seus serviços aderiu ou não a exigência fiscal do respectivo cadastro.

Algumas discussões foram acontecendo ao longo do tempo, mas vamos focar na discussão sobre o cadastro exigido pelo Município de São Paulo – SP.

Criado com a Lei nº 14.042/2005 que alterou a Lei municipal nº 13.701/03, a exigência do cadastro perdurou por mais de 15 anos, até que em discussão judicial em última instância no STF do Recurso Extraordinário (RE) 1167509, com repercussão geral, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu:

 “que é incompatível com a Constituição Federal a obrigatoriedade de cadastro, em órgão da administração municipal, de prestador de serviços não estabelecido no território do município e a imposição da retenção do Imposto Sobre Serviços (ISS) em caso de descumprimento da obrigação.”

Percebe-se então que a definição do STF acolheu o pleito dos contribuintes sob a impossibilidade de exigência dos cadastros de prestadores de serviços que por muitas vezes culminava na exigência e penalidade de recolhimento em duplicidade do ISSQN pelo prestador de serviço em seu município sede e no município de destino por não ter realizado o cadastro solicitado pelo Município de destino daquele determinado serviço.

A referida discussão ainda promete mais alguns capítulos!

São Paulo – SP ainda não aderiu a decisão e provavelmente fará o possível para retardar sua aplicação.  Com a decisão ocorrida em Fevereiro de 2021, o Município publicou em Abril de 2021 o seguinte comunicado:

A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo informa que o Cadastro de Prestadores de Outros Municípios (CPOM), previsto no art. 9-A da Lei municipal n° 13.701/2003, ainda está em vigor e produzindo todos os seus efeitos jurídicos, inclusive quanto à obrigatoriedade de seu preenchimento e quanto aos efeitos jurídicos e tributários da respectiva omissão em fazê-lo.

Em relação à recente decisão do Supremo Tribunal Federal (RE n° 1167509/SP) sobre o tema, a Secretaria Municipal da Fazenda informa que irá avaliar as medidas administrativas a serem tomadas após o trânsito em julgado do recurso extraordinário, o que ainda não ocorreu. Cabe destacar ainda que existem, na referida ação, embargos de declaração pendentes de análise – o que significa que tal temática ainda não foi concluída no âmbito do STF.

Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/fazenda/noticias/index.php?p=29485

Essa situação coloca o contribuinte em enorme instabilidade jurídica, visto que a decisão do STF ainda não se aplica de pleno. Devemos aguardar que os municípios se manifestem favoráveis à decisão do STF revogando/alterando os dispositivos legais que exigem a referida obrigação acessória em seu código tributário Municipal.

Vamos aguardar por mais desfechos positivos aos contribuintes nas demais municipalidades a exemplo do que ocorreu com a Prefeitura do Município de Porto Alegre – RS, que publicou em seu site a seguinte informação a respeito:

CPOM

06/05/2021 – Informamos que, em função da decisão do Supremo Tribunal Federal no âmbito do Recurso Extraordinário nº 1167509, com repercussão geral, a Administração Tributária Municipal promoveu o encerramento do Cadastro de Prestadores de Serviços de Outros Municípios – CPOM a partir de 05/05/2021.

Dessa forma, a inscrição no CPOM não mais será realizada e a retenção por ausência de inscrição no CPOM não mais deverá ser realizada pelos tomadores de serviços. As alterações na legislação municipal, em especial a revogação do inc. XX do art. 1º da Lei Complementar Municipal nº 306/93, serão providenciadas em breve.

Ressaltamos que permanece vigente a obrigatoriedade de retenção do ISSQN para as demais hipóteses de substituição tributária previstas no art. 1º da Lei Complementar Municipal nº 306/93.

Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smf/default.php?p_secao=142

Com as discussões apresentadas neste artigo, podemos perceber a complexidade do nosso sistema tributário atual. Os Municípios ao enxergarem uma necessidade fiscalizatória e arrecadatória impuseram uma obrigação acessória aos contribuintes, que em discordância, recorreram na esfera judicial obtendo êxito em seu pleito. Restando evidências de que sempre valerá a pena discutir e batalhar por seus interesses!

Em se tratando do nosso cenário Legal e Tributário, sempre restará a conclusão de que a complexidade existente nas obrigações principais e acessórias impostas pelo FISCO, em todas as esferas, seja ela municipal, estadual ou federal, poderão existir em conflito com os interesses dos contribuintes.

Portanto, reforçamos a necessidade de que as empresas possam contar sempre com ferramentas e softwares que possibilitem o melhor entendimento, gestão e controle dos tributos.

***Fabricio Andre Canale é Especialista Tributário na SYNCHRO, atuando há mais de 13 anos na área tributária. É contador com MBA em Contabilidade e Direito Tributário pelo IPOG, desenvolve trabalhos de auditorias eletrônicas, planejamentos tributários, projetos de consultorias, construção de regras tributárias e análise diária das legislações publicadas na esfera federal, estadual das 27 UFs e municipais. Atua com Projeto SPED desde 2011 e auxilia empresas na adequação de suas práticas fiscais, visando a gestão mais adequada dos tributos.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.