Brasil discute novo conjunto de políticas fiscais com base em modelos adotados em outros países

Para limitar o crescimento das despesas em relação à inflação, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve apresentar – já no primeiro semestre – uma proposta para criação de um novo arcabouço fiscal que substituirá o atual teto de gastos.

Após a pandemia, diversos países passaram a discutir novos modelos de regras fiscais, que fossem mais flexíveis, com metas de longo prazo e avaliação permanente dos gastos do governo.

A União Européia, por exemplo, já conta com estudos avançados sobre qual o melhor arcabouço fiscal, com metas qualitativas de dívida ou gasto, sem a imposição de um número específico a ser alcançado. A Nova Zelândia também é referência no tema, tendo criado um arcabouço fiscal nos anos 1990, que serviu de inspiração para a Lei de Responsabilidade Fiscal no Brasil. E agora, renova os modelos de gestão orçamentária incorporando indicadores sociais, como a qualidade de vida.

Veja como deverá ser o novo conjunto de regras fiscais: Brasil busca nova regra fiscal. Veja o modelo adotado em outros países

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.