Obrigações acessórias: Quais os riscos para sua empresa?

Sabemos que uma empresa com alguma irregularidade fiscal tem o seu potencial de risco fiscal elevado. Nos últimos anos, esse risco tem se intensificado por conta dos cruzamentos fiscais rigorosos efetuados pelo Fisco, poderosa ferramenta que visa encontrar irregularidades fiscais nas empresas.

Nesse artigo, você conhecerá os riscos de autuação a que as empresas estão sujeitas, e ao final traremos uma dica importante de como evitá-los!

Perda de Benefícios Fiscais

Empresas que possuem benefícios fiscais devem ficar bem longe de qualquer irregularidade fiscal, já que uma única entrega ou pagamento em atraso pode ser suficiente para decretar a perda do benefício.

Impedimento de uso de Créditos

Outra situação que pode ocorrer decorrente de irregularidades fiscais é o impedimento de apropriação de créditos tributários.

Impedimento de participação em licitações

Empresas em situação fiscal irregular são consideradas inidôneas para licitar, ou seja, não podem participar de processos de licitação.

Aumento do custo tributário

Um dos maiores riscos para uma empresa encontra-se nas multas aplicadas pelo fisco por eventuais entregas em atraso. Os valores podem ser exorbitantes, ocasionando grandes prejuízos financeiros para os estabelecimentos que eventualmente entregarem alguma obrigação em atraso, influenciando inclusive em sua rentabilidade.

Dica importante: ferramenta de controle do calendário fiscal

Uma dica para cumprir as obrigações acessórias dentro dos prazos estabelecidos é que a empresa invista em soluções automatizadas de controle do calendário fiscal, que garantam a conformidade fiscal e as entregas nos prazos estabelecidos. Dessa forma, o risco de autuações fiscais é minimizado, melhorando significativamente a gestão fiscal da empresa.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.