Bloco K: Como fazer o controle de produção?

Em dezembro de 2015, o governo alterou as datas de entrada para as obrigações relativas ao Bloco K. Esta mudança permitiu que algumas empresas ganhassem mais tempo para adequação de seus procedimentos de produção e de estocagem.

Para aqueles que não estão inscritos no Simples Nacional, a obrigação entrará em vigor em caráter definitivo em 1º de janeiro de 2019, sendo iniciada em 2017, de acordo com os CNAEs e do faturamento delas.

Neste post, listamos algumas práticas que devem ser adotadas desde já para que o controle da sua produção seja efetivamente realizado. Assim, as empresas já ficam devidamente preparadas para o Bloco K.

Colocação em prática de controles de produção

Se sua empresa possui check-list ou procedimentos padronizados de produção, eles deverão ser revistos. Caso ela não os possua, é preciso colocá-los em prática, pois a produção desordenada gera problemas com a entrada do Bloco K. Dados de quanto foi consumido, quando foi produzido, dentre outras informações sobre estoques devem ser coletados e validados.

Readequação dos sistemas de tecnologia

As informações de inventário de estoques e de matérias-primas são consultadas inúmeras vezes em um mesmo dia e diversos funcionários têm acesso a este tipo de dado. Um procedimento a ser utilizado e que traz bons resultados já no curtíssimo prazo é a delegação de funções com suporte de um sistema de gestão online

Esta prática garante que as informações sensíveis de uma empresa apenas sejam acessadas pelas pessoas corretas, utilizando ao máximo os recursos tecnológicos a favor das empresas.

Verificação periódica dos sistemas de controle de estoque

Um sistema de gestão online não consegue realizar a validação dos dados de maneira autônoma, pois ele necessita de interação humana a todo instante. Para dados inseridos erroneamente, mesmo sem má intenção, pode haver a incidência de multa se estes não representarem os fatos ocorridos dentro do inventário de uma empresa. Após a delegação de funções, é preciso treinar os funcionários para a correta alimentação dos valores no sistema de gestão.

Investimento em tecnologia no longo prazo

Se você tem que se adaptar à realidade de controle de produção por causa do Bloco K, os seus concorrentes também terão de fazê-lo. Não se preocupe se tiver que investir no controle da produção e tiver que manter esse investimento, pois tal como já ocorreu no e-Social e com a folha de pagamento, a realidade não será alterada e sua empresa ganhará por estar sempre ajustada às regras da Receita Federal.

Adequação do sistema ERP da entidade

Procure fazer com que seu sistema já gere informações totalmente adequadas às exigências da Receita Federal. Se você pretende adquirir um novo sistema ou apenas ajustar o seu, o trabalho adicional será da empresa fornecedora do serviço e não da sua empresa. Todos os funcionários do seu negócio apenas serão responsáveis por manter a inserção dos dados no sistema, mas, a partir desse momento, seguindo as diretrizes da Receita Federal.

Revisão da ligação entre setores relacionados

O controle da produção deve ser mais efetivo e, como consequência, os dados de custos precisam de mais tempo para serem finalizados. A apuração de resultado depende destes valores, assim como a obtenção da base de cálculo para pagamento de imposto de renda e a contribuição social sobre o lucro líquido. Tudo deve correr de acordo com um cronograma previamente estabelecido pela empresa.

E a sua empresa? Já realizou as adequações para não ter surpresas com o Bloco K? Evite problemas fiscais e controle sua produção de maneira mais efetiva, sempre contando com as soluções da Synchro para ajudar o seu negócio.

 

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.