Black Friday e Cyber Monday: conformidade tributária pode alavancar o sucesso nas vendas

Tão importante quanto conceder bons descontos aos consumidores, estar em dia com o Fisco é um dos quesitos básicos para as organizações conseguirem lucrar na Black Friday e na Cyber Monday

Diferente da Black Friday e Cyber Monday do ano passado, que dividiu os holofotes com a Copa do Mundo, este ano a expectativa é que a data movimente bastante as vendas no varejo e supere os números atingidos em 2022. Uma recente pesquisa da Offerwise comprova essa afirmação ao revelar um aumento de 114% nas buscas relacionadas à Black Friday em comparação ao mesmo período do ano passado.

O levantamento, realizado com 2 mil pessoas das classes A, B e C, identificou mais otimismo dos brasileiros para as promoções, sendo os eletroeletrônicos a categoria mais almejada, com 69% de preferência. Neste grupo, os produtos mais procurados são eletrodomésticos (30%), celulares (28%) e eletroportáteis (27%). A segunda categoria mais desejada pelos consumidores é o vestuário, com 53%, seguido por beleza e cuidado pessoal (37%), casa (34%), alimentação (27%) e lazer (26%).

Diante das projeções animadoras, podemos antever que as empresas terão um significativo aumento das vendas de seus produtos e serviços no mês de novembro, que também conta com a Cyber Monday para acelerar ainda mais o comércio varejista. Porém, tão importante quanto vender, as companhias devem se preparar para atender bem as demandas que estão por vir e redobrar os cuidados com a conformidade tributária.

Seja no ambiente digital ou em lojas físicas, à medida que as vendas aumentam, o volume de transações a serem declaradas ao Fisco também aumenta. Por isso, é necessário cautela e atenção com as obrigatoriedades fiscais e tributárias para evitar situações de não conformidade e penalidades aos negócios.

Veja, a seguir, como se preparar para ter sucesso na Black Friday e Cyber Monday:

 

  • Evite instabilidades: Esteja preparado para receber um alto volume de acessos em seus canais de vendas online, de modo a não apresentar qualquer intercorrência que possa atrapalhar a navegação dos consumidores.
  • Esteja em conformidade: Certifique-se de que a organização está em total conformidade com o Fisco, para conseguir operar com total liberdade e sem risco de possíveis penalidades.
  • Acompanhe de perto as legislações: É muito importante estar a par das legislações de todos os Estados em que a empresa opera, para saber se houve alguma atualização ou mudança que pode impactar, por exemplo, na emissão das notas fiscais.
  • Se necessário, atualize os sistemas com antecedência: Caso ocorra alguma modificação nas legislações que demande a atualização dos sistemas tributários, é de total importância fazer as alterações o mais rápido possível, para que a companhia consiga operar normalmente durante esse período de vendas.

 

A data mais esperada de novembro não é somente uma oportunidade para os consumidores adquirirem produtos e serviços por preços mais atrativos. A Black Friday e a Cyber Monday é o momento dos empreendedores, empresários e organizações iniciarem com o pé direito as vendas de final de ano, que movimentam substancialmente a economia. Então, gerir a parte fiscal e tributária se torna ainda mais mandatório neste período do ano, para que tudo ocorra conforme o planejado.

Esteja atento, mantenha a conformidade tributária e boas vendas!

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.