A tecnologia para e-commerces como apoio na conformidade fiscal

A tecnologia para e-commerces como apoio na conformidade fiscal

Falaremos a respeito da importância do uso da tecnologia no e-commerce e como isso pode ser um grande apoio no processo de compliance das empresas, com ênfase no processo de nota fiscal eletrônica.

A princípio a evolução tecnológica está sujeito a vários fatores, igual a qualquer ramo de negócio. Mas neste período de pandemia e incertezas econômicas, ficou claro a importância da tecnologia como apoio na agilidade das organizações a se adaptarem a novos cenários. Segundo Frances Karamouzis, vice-presidente e analista do Gartner “para melhorar a posição financeira de sua organização em tempos de turbulência econômica, CIOs e executivos de TI devem olhar além da economia de custos para novas formas de excelência operacional, continuando a acelerar a Transformação Digital”,

“As tendências tecnológicas estratégicas do Gartner para 2023 são construídas em torno de três temas – otimizar, dimensionar e ser pioneiro – onde as tecnologias podem ajudar as organizações a otimizar a resiliência, operações ou confiança, dimensionar soluções verticais e entrega de produtos”, continuou Frances Karamouzis.

A partir dessa informação no caso do e-commerce, é fundamental entender que inovar vai muito além de um espaço virtual de vendas. Tem um âmbito maior, um lugar que oferece soluções completas auxiliadoras das plataformas compreendendo o negócio como um todo.

Para exemplificar, imagine um ambiente que reúna inteligência, tecnologia de logística, vendas e pagamento, tudo constitui uma proposta horizontal de serviço que incorpora atendimento ao cliente, o omnichannel, marketing digital entre outras modalidades básicas da empresa.

Sempre atento às novidades, introduzi-las nas operações, oferecer uma boa experiência e utilizar ferramenta adequadas provocará um destaque no mercado e atrairá a atenção do cliente.

Apesar disso observe que os clientes estão cada vez mais informados e exigentes. A consultoria McKinsey mostrou na pesquisa que um cliente pode consultar até 20 canais, para verificação de informações e comparação de preços, antes do término da negociação. Se considerarmos que um estudo feito pela FIS (uma empresa americana de soluções em tecnologia) avaliou que o E-Commerce Brasileiro deve crescer em média 56% até o ano de 2024. Visto estes números, ter soluções tecnológicas que proporcionem além de uma experiência adequada ao cliente, o apoio operacional proposto nos 3 pilares citados na pesquisa do Gatner para 2023 é fundamental para uma estratégia sólida que se destaque no mercado competitivo e conectado.

Dito tudo isso, o processo de compliance empresarial, (conjuntos de disciplinas cumpridoras de normas legais e regulamentadas), o avanço tecnológico no e-commerce é um grande apoio.

Como a nota fiscal eletrônica por exemplo: as organizações contabilizam o faturamento da empresa quase em tempo real e disponibilizado de forma ágil e transparente, comprova a compra de algum produto e hoje fornece aos clientes informações sobre os tributos que incidem no item. A percepção real dos valores faturados tem um grande feito no plano de negócio, devido as projeções financeiras serem mais criteriosos e permite uma estratégia baseada em informações históricas palpáveis.

Outro ponto importante é o impacto positivo relacionado com fornecedores ou investidores, neste caso, que solicitam este tipo de dados e avaliam a “saúde” do empreendimento. Já os bancos e entidades governamentais quando acessam às informações fiscais avaliam o crédito que será oferecido para um empresa que necessita de recursos para expansão do seu negócio.

Embora seja um fato que a nota fiscal eletrônica encontra-se ainda atrelada a um processo burocrático veja mais benefícios:

1.Redução de custos

  • Impressão
  • Envio

2.Aumento da segurança dos dados

3.Otimização do tempo

4.Simplificação do processo por meio de dados integradas

5.Armazenamento dos dados em nuvem

 

No entanto, a conformidade fiscal ultrapassa a barreira do e-commerce, sendo preciso um alinhamento com o Fisco.

Em consequência disso, o atraso ou falta de algum documento pertencente ao fisco implica em recálculos, retrabalhos e multas. Vale salientar a responsabilidade que uma pessoa ou até mesmo uma equipe possui para manter o compliance fiscal (devido o volume e tamanho das vendas), porque é ela a responsável na entrega das determinações federais, estaduais e municipais dos fiscos, no cumprimento de datas, de documentos sem falhas, armazenará escriturações, arquivos XML de NFes, CTes, NFSes e outros documentos fiscais como também certificar-se que todas as informações possuam fácil acesso no caso de uma fiscalização da Receita Federal.

A Synchro possui uma solução específica para Nota Fiscal Eletrônica, O NF-e Manager, uma solução que centraliza as informações detalhadas da NF-e, contendo de chaves de acesso, datas de emissão/autorização, processos de cancelamento, inutilização, qual a origem da informação de cada NF-e e contabiliza a quantidade de solicitações enviadas agrupado por Organização e emitente, entre outros diferenciais que permite a área tributária o controle total das notas emitidas e recepcionadas, além de possibilitar a equipe dedicar-se a atividades mais estratégicas.

Enfim, a quantidade de documentos fiscais que um e-commerce controla durante uma Black Friday, por exemplo, aumenta de uma forma gritante como: Notas Fiscais; mais CTes; mais DANFes fazendo que a conformidade tenha uma importância extremamente significativa.

Se a área fiscal tem dificuldades de acompanhar os picos de vendas da loja virtual, converse com um dos nossos especialistas para que possamos apresentar o que a Synchro pode fazer pela sua empresa.

Fonte:

  • Inforchannel – https://inforchannel.com.br/2022/10/18/gartner-divulga-as-10-tendencias-tecnologicas-para-explorar-em-2023/

Conheça as Soluções Fiscais da Synchro (clique aqui)

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.