A importância do planejamento tributário para franquias

A importância do planejamento tributário para franquias

O mercado de franquias tem se tornado uma opção de negócio para o empreendedor brasileiro. Prova disso é o aumento de 10,7% no faturamento que o setor teve em 2021, chegando a R$56,6 bilhões, contra R$53,9 bilhões de 2020, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Os novos empreendedores no Brasil, além de lidar com a complexidade das obrigações tributárias, precisam levar em conta o elevado valor das alíquotas e uma série de outras questões essenciais impostas pela legislação. Vale lembrar que, segundo dados do Banco Mundial, o tempo gasto por empresas com obrigações tributárias no Brasil é o maior do mundo – variando de 1.483 a 1.501 horas por ano. É extremamente importante gerir essas obrigações com atenção e responsabilidade.

Como o planejamento tributário para qualquer empresa se baseia em manter a conformidade na entrega das obrigações ao Fisco, cabe às redes de franquias apoiarem seus franqueados nessa árdua missão de ficar em dia com o Leão.

Além de o planejamento garantir o enquadramento tributário ideal, evitar a irregularidade e o pagamento majorado de impostos, é ele que vai trazer oportunidades de elisão fiscal aumentando assim os lucros que viabilizam o crescimento dos negócios. Como sempre dizemos: “a César, o que é de César.”

É importante ressaltar que a elisão fiscal não é sonegação de impostos. As ações com foco em elisão fiscal podem acontecer a partir do que é fornecido diretamente pela lei, como os incentivos fiscais, ou a partir de ações menos explícitas na lei, como a alteração do regime tributário, por exemplo.

Por meio do planejamento tributário, também é possível diferir impostos, ou adiar o pagamento de taxas – uma estratégia que pode ser útil em momentos de baixo valor de capital de giro, ajuda a manter um bom fluxo de caixa e possibilita o controle sobre o melhor momento para quitá-las.

Ajustar o roadmap tributário e os valores que incidem sobre o negócio não é um benefício somente para o empresário, essa estratégia também impacta diretamente os clientes. Afinal de contas, para as franquias terem produtos e serviços competitivos, não basta só qualidade, também é essencial ofertá-los ao mercado com um preço justo, longe do abusivo, mas que cubra suas margens de custo – e um dos fatores que impactam nisso é o Custo Brasil. Logo, ao tê-los sob controle, reduzidos e bem calculados é possível oferecer ao consumidor final preços mais acessíveis.

Outro fator determinante para o êxito do planejamento tributário para franquias é a incorporação de soluções tecnológicas específicas para a gestão da conformidade conectados com o ERP das unidades franqueadas, liberando o time tributário do trabalho operacional para sua dedicação à consultoria focada no aprimoramento da gestão.

A Synchro é uma das mais conceituadas provedoras de soluções de conformidade fiscal e há mais de três décadas desenvolve soluções que entregam conformidade com eficiência a todos os processos da cadeia de valor fiscal. Fale com um de nossos especialistas e saiba como nossas soluções podem auxiliá-lo.

Para ficar por dentro dos assuntos mais comentados do momento no segmento tributário, confira nossos conteúdos exclusivos!

 

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.