A importância da gestão tributária e fiscal para organizar sua empresa

O Brasil é um país com muitos impostos, taxas e contribuições. O excesso de tributos no país muitas vezes impede que uma boa ideia saia do papel e se torne um ótimo empreendimento e atrapalha a boa continuidade da cadeia produtiva em vários tipos de negócio. O empresário tem que analisar a viabilidade de sua ideia no plano de negócio, antes mesmo de começar suas operações, mas depois deve também manter uma gestão tributária e fiscal de alto nível. Só assim vai poder reduzir as despesas que os tributos representam dentro de sua empresa e ainda entender como está sua saúde financeira. Que tal descobrir a importância de uma ótima gestão fiscal e tributária em alguns aspectos de seu negócio?

Diminua seus gastos com tributos

Se os lançamentos fiscais e o controle contábil forem realizados de forma segura e constante, o gestor poderá entender quanto de lucro a empresa tem e qual seria a melhor maneira para se tributar a entidade. É possível diminuir os encargos tributários de forma totalmente legal, o que se chama elisão fiscal. Um acompanhamento fiscal especializado será capaz de aconselhar os melhores sistemas para a apuração dos tributos, o mais adequado enquadramento fiscal da empresa como contribuinte e a protegerá de problemas com o Fisco e de perdas financeiras.

Entenda bem tudo o que se passa na sua empresa

Quando existe uma gestão tributária e fiscal da empresa sendo bem executada, quem está no comando conseguirá saber com precisão quais são as entradas e saídas financeiras. Não só os respectivos valores, mas também as datas desses fluxos financeiros. Isso dá uma boa dimensão da empresa – o tal ponto que vai fundamentar, da melhor maneira, as decisões que o gestor tem pela frente. O grande volume de informações poderá ser facilitado para o gestor que está começando no mundo das finanças, que em pouco tempo poderá decifrar as legislações fiscais e tributárias e entender como são feitas as movimentações contábeis do negócio.

Avalie cenários futuros possíveis

Com tantos dados em mãos, o empreendedor vai poder antever mais ou menos qual será seu faturamento no final do período, por exemplo, e resolver como serão determinadas aplicações dos recursos de seu negócio, os caminhos para seu crescimento, se há a necessidade de fazer novos investimentos em equipamentos ou mão de obra, se precisará de um empréstimo junto a bancos, entre outras questões de ordem econômico-financeira. Tais decisões podem ser bem tomadas porque existirão dados sólidos e confiáveis.

Aperfeiçoe o ritmo e o cronograma de trabalho da equipe

Sabendo-se como estão os fluxos financeiros da empresa e os registros contábeis pertinentes, o gestor poderá ainda conferir se sua equipe está tendo a produtividade esperada e planejada por ele no ano anterior. Algumas rotas poderão ser consertadas, e boas condutas e rotinas de trabalho poderão ser reforçadas. Vai poder conferir também se os prazos e suas metas estão sendo atingidas no tempo certo.

Entenda quanto sua empresa tem de despesas e receitas

Não basta saber o resultado geral da empresa, mas descobrir aonde a entidade gasta mais e de onde vêm seus maiores recursos. Só assim o gestor poderá descobrir maneiras de cortar certas despesas menos necessárias ou dispensáveis e impulsionar as iniciativas nas áreas que estejam lhe proporcionando mais retorno.

A gestão tributária e fiscal é essencial para organizar a empresa, mas também para evitar que a pessoa jurídica tenha inúmeros problemas e a fim de planejar seu crescimento sustentável. Se você ainda não investiu em uma gestão de alto nível, já é hora de descobrir e aproveitar todo o potencial de seu negócio. Como está sua gestão nessa área?

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.