6 formas de treinar sua equipe sem gastar dinheiro da empresa

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, todas as empresas precisam buscar diferenciais que permitam a expansão e o sucesso dos negócios. Um aspecto muito importante envolve o capital humano, e, por isso, investir em treinamento e capacitação se tornou uma prioridade estratégica no mundo corporativo.

A qualificação e o desenvolvimento dos profissionais facilitam a formação de equipes de alto rendimento e, consequentemente, possibilitam um aumento na produtividade, além da conquista de resultados mais expressivos. Mas em tempos de controle rígido e cortes de despesas, é essencial otimizar os recursos existentes, utilizar a criatividade e pesquisar as melhores práticas para manter os colaboradores preparados sem prejudicar o orçamento.

As áreas Fiscal e Tributária merecem especial atenção, afinal, nelas a atualização dos profissionais precisa ser dinâmica, uma vez que suas entregas dependem fortemente de informações e regulamentações legais. Pensando nisso, conheça a seguir algumas formas de treinar a equipe de maneira econômica e eficiente:

Treinamentos ministrados por colaboradores

Uma maneira simples de assegurar a difusão do conhecimento é sistematizar treinamentos internos, ministrados por colaboradores que possuam domínio sobre determinado assunto como, por exemplo, a utilização de soluções tributárias e fiscais, fundamentais para o bom andamento da empresa. Dessa forma, é possível promover uma grande troca de experiências sem despesas adicionais, além de fortalecer e disseminar uma cultura com foco em qualificação e gestão de pessoas.

Organizar de grupos de estudo

Os grupos de estudo também são um excelente mecanismo para treinar a equipe. É preciso organizar os encontros envolvendo profissionais — veteranos e novatos — de diversos setores para discussão e elaboração de novos projetos, compartilhamento de ideias e sugestões e desenvolvimento de soluções para problemas atuais. Esse método também permite uma maior integração entre os colaboradores, influenciando positivamente o ambiente de trabalho e os relacionamentos interpessoais.

Disponibilizar palestras e conteúdos on-line e gratuitos

Hoje, é possível encontrar várias palestras e treinamentos interessantes disponíveis na internet. Assim, basta pesquisar assuntos relevantes, conteúdos técnicos, bem como orientações sobre competências comportamentais e programar a distribuição desses conteúdos aos colaboradores, permitindo reciclagens constantes de forma rápida e produtiva.

Incentivo à leitura

Incentivar a leitura é uma iniciativa bastante interessante para capacitar a baixo custo. Ofertar matérias, artigos e e-books sobre temas importantes produzidos por especialistas permite a atualização das equipes através de um canal de comunicação direto com os colaboradores.

Rotação de função para treinar a equipe

A rotação de função também é uma alternativa para formar um time multifuncional, preparado para atuar em diferentes tarefas. Essa medida garante ainda que não haja qualquer tipo de monopólio sobre alguma atividade ou conhecimento específico, evitando o risco de perda de informação e know-how no caso de um desligamento inesperado, por exemplo.

Vale ressaltar, no entanto, que para planejar as rotações é preciso avaliar também questões que envolvem o cargo, a faixa salarial e o período de troca de modo a não estabelecer condições para reclamações trabalhistas futuras baseadas em solicitações de equiparação de função.

Congressos, seminários e visitas

Atividades paralelas, como a participação em congressos e seminários, especialmente aqueles com palestras e mesas de discussão, são boas oportunidades para desenvolvimento dos profissionais. Nesses eventos, é possível ampliar o networking, conversar com diversos profissionais, além de conhecer melhor os concorrentes, novas tendências e tecnologias. Visitas a fornecedores, clientes e demais unidades da própria empresa também permitem experiências e contatos que favorecem a capacitação do colaborador.

Adotando medidas como essas, é possível estabelecer uma estratégia para treinar a equipe com foco em prioridades. Assim, a qualidade do atendimento aos clientes também fica garantida, uma vez que todos os profissionais estarão atualizados sobre demandas e exigências legais como, por exemplo, a obrigatoriedade da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) que envolverá boa parte das empresas brasileiras.

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