5 melhores formas de reduzir a carga tributária em sua empresa

Todo negócio envolve muitos aspectos a serem considerados. A escolha do nome, os recursos humanos, a tecnologia utilizada, a localização do estabelecimento e a papelada necessária para registrar corretamente a empresa são alguns exemplos do cenário complexo que as empresas enfrentam. No entanto, todo negócio possui uma coisa em comum: o pagamento de impostos.

O Imposto de Renda, e a Contribuição Social sobre o Lucro representam uma larga fatia do faturamento da empresa e os empresários se perguntam, cada vez mais, o que eles podem fazer para reduzir a carga tributária. Evasão fiscal não é uma solução, pois além de ilegal, pode resultar no pagamento de grandes somas em multas.

Há uma ferramenta plenamente legal e aceita que permite diminuir a carga tributária da sua empresa: o planejamento tributário. O planejamento tributário é, portanto, uma atividade do processo de tomada de decisões empresariais que tem como objetivo minimizar legalmente os custos fiscais.

Existem certos aspectos que as empresas e os analistas fiscais devem considerar na aplicação do objetivo de reduzir a cara tributária em sua empresa:

1. Considere o tipo de produtos vendidos e da cadeia de valor

O tipo de produto comercializado pelas empresas é uma questão-chave para os efeitos fiscais. Cada uma das fases da produção e comercialização de bens e serviços tem suas funções e riscos. No mundo de hoje, as empresas podem optar por distribuir essas funções e os riscos da cadeia de comércio entre as cidades e os estados, de acordo com a conveniência na fabricação, comercialização e logística.

O planejamento adequado da localização da cadeia pode ter impacto sobre questões fiscais. É por isso que é recomendado estudar o imposto no momento da montagem ou modificação de tal informação.

2. Escolha a estrutura corporativa e interna mais adequada

Um quadro jurídico eficaz pode permitir isenções fiscais e benefícios. Também pode evitar a dupla ou múltipla tributação, devido a diferentes critérios de atribuição fiscal nas diferentes jurisdições nacionais, bem como para se livrar dos saldos de crédito volumosos gerados pela aplicação indiscriminada e simultânea dos sistemas de recolha.

3. Considere o financiamento através de contribuições de capital ou empréstimos

As empresas geralmente têm pessoas jurídicas a partir do qual eles podem financiar as operações das subsidiárias. O financiamento pode ser estruturado através de contribuições de capital ou dívida, cada um com suas consequências fiscais definidas.

Além disso, a implementação de cada uma das alternativas deve ser cuidadosamente estudada, a fim de não prejudicar o tratamento fiscal analisada para cada um.

4. Aproveite os benefícios dos regimes atuais

É fundamental para as empresas que façam uma boa utilização de isenções fiscais, deduções e abatimentos que são concedidos pelo Governo Federal e Estaduais para diferentes tipos de indústrias e atividades. Esses incentivos fiscais devem ser utilizados pelo contribuinte de modo que este também é um fator determinante para o planejamento tributário adequado.

5. Contratar uma empresa de soluções tributárias e fiscais

A complexidade tributária tem levado muitas empresas a melhorarem seus processos e assim evitarem multas. A contratação de uma empresa de soluções fiscais e tributárias, como a Synchro, garante que todos os dados da empresa sejam mantidos em dia e atualizados para uma maior dinâmica do processo de planejamento tributário. Você vai possuir assim um maior controle dos processos contábeis e fiscais para a tomada de decisões.

Soluções tributárias devem ser observadas caso a caso para uma correta implementação e um melhor aproveitamento por parte da empresa. Caso tenha ficado em dúvida sobre o assunto deixe o seu comentário e entre em contato com a Synchro!

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. […] Conheça as 5 melhores formas de reduzir a carga tributária em sua empresa  […]

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.