30 anos de Synchro: a precursora na criação de soluções tributárias para o mercado brasileiro

30 anos de Synchro: a precursora na criação de soluções tributárias para o mercado brasileiro

Recentemente, a Synchro completou 30 anos de atividades no segmento de conformidade tributária e fiscal end-to-end no Brasil. A sua importância no mercado nacional – e na transformação digital do setor tributário – se dá, principalmente, pelo seu relacionamento longínquo com ERPs, forte aliado das empresas na gestão operacional focada em otimização e melhores resultados.

Segundo um levantamento da S&R, a Global ERP Solutions Market Insights, Forecast to 2025, há uma grande expectativa de crescimento para o mercado de ERP até o ano de 2026, com um avanço anual na ordem de 17,4% ao longo do período de previsão. Com a busca cada vez maior pela otimização de processos e eficiência operacional, as empresas que atuam neste mercado assumem o protagonismo.

Em seus primeiros anos de atividade, (1991), a empresa previu o movimento de digitalização do Fisco – logo no início, no ano de 2001, o processo de mudança gerava muita dúvida nos envolvidos – e assumiu um papel-chave na transição dos registros manuais das obrigações dos contribuintes para os informes digitais em tempo real para o governo.

Pouco tempo depois, em 1996, firmou uma parceria com a Oracle – estabelecida até os dias atuais, também relacionada à frente de cloud – para fornecer soluções fiscais complementares ao ERP da multinacional, constituindo-se tanto como parceiro Gold e cliente na Oracle Cloud Infrastructure. De lá para cá, seguiu consolidando-se no mercado tributário brasileiro, instituindo parcerias com a SAP, em 2000 – lançando o Synchro4TDF, alguns anos depois – e com a Infor – sendo escolhida como parceira complementar, em 2007.

Em 2021, recebeu a asseguração SOC 1 nível II, que garante que os dados financeiros dos clientes sejam tratados de acordo com a legislação brasileira e as exigências internacionais, em relação à segurança frente às fraudes ou alterações indevidas.

Hoje, a Synchro conta com mais de 370 colaboradores, estrategicamente alocados em escritórios nas cidades de Campinas/SP, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP, além de uma unidade dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de software, em João Pessoa/PB. São mais de 400 clientes, 14 mil usuários ativos, 44 mil estabelecimentos fiscais atendidos e 7 mil projetos implementados em todo o Brasil.

 

Investimento na capacitação de profissionais para o mercado

De acordo com uma pesquisa realizada em 2017, pelo Banco Mundial, uma empresa nacional gasta, em média, 1.958 horas ao ano para quitar todas as suas obrigações tributárias. O tempo é seis vezes a média, de 332 horas, registrada nos países da América Latina e no Caribe, segundo o relatório Doing Business, divulgado em 2018.

E engana-se quem pensa que estes números são reflexos de um setor que utiliza tecnologias ultrapassadas. A demanda por profissionais qualificados no mercado tributário aumentou de tal forma que desenvolvedores de tecnologia da informação estão sendo recrutados para atuarem na área de finanças. E é por isso que a Synchro fomenta, desde 2019, o SynConecta, programa gratuito de capacitação em tecnologia tributária.

Em sua 5ª edição, o SynConecta já conferiu mais de 617 novas certificações na área tributária, a aproximadamente 93 profissionais de TI e Contábeis, sobre temas como integração SAP ECC e HANA, SPED Fiscal e Contábil, EFD-REINF, EFD Contribuições, Monitoramento Legal, metodologia e simulação de projeto, em mais de 170 horas de conteúdo.

Além disso, a companhia também oferece bolsas de estudos para 31 pesquisadores – entre alunos de graduação, pós-graduação e professores da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) e UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Essa é uma estratégia que visa a estimular ainda mais a formação de talentos no País.

 

Conte com a Synchro!

Sabemos o quão complexa é a área fiscal no Brasil. Por isso, somos 100% focados e envolvidos neste assunto, sempre estudando, buscando as últimas atualizações, trocando conhecimentos entre nossos especialistas e também com o mercado em geral. De tributação, conformidade e tecnologia voltada a esses temas, a gente entende! Conte conosco em sua jornada. Entre em contato e deixe-nos saber no que podemos ajudar!

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.