3 práticas importantes para a sua empresa

O percurso de grandes organizações, que alcançaram a tradição, deixa em evidência o quanto uma gestão contábil feita com transparência e correta prestação de contas é elemento distintivo, além de ser fundamental ao crescimento equilibrado dos negócios.

Ter os dados contábeis acessíveis, disponibilizados de forma clara, com transparência, de modo que apresentem função útil e sejam, ao mesmo tempo, precisos, são atributos que agregam vantagens competitivas às empresas, independentemente de seu porte.

As práticas que contribuem para trazer mais transparência aos processos incluem desde o uso de ferramentas adequadas até a adoção de hábitos que possam ser internalizados e, dessa forma, contribuam para a eficiência da gestão corporativa, como práticas importantes para a empresa. Confira mais algumas que surgem quando se fala em transparência e responsabilidade corporativa.

Auditoria como ação preventiva

Não se trata de um processo investigativo, mas de uma forma de monitoramento que vai certificar se os registros dos dados e demais documentos contábeis então de acordo com as conformidades legais, sem incorrer em fraude, sob controle e propensos ao bom andamento da gestão.

A auditoria vai operar a partir de uma visão integrada do ambiente de negócios, por isso pode desempenhar o papel de orientação no aperfeiçoamento de práticas e, ao mesmo tempo, estabelecer padrões de conduta a serem seguidos, tendo o poder de atribuir ou delegar responsabilidades com o objetivo de trazer mais eficiência aos processos. É também tarefa do auditor apontar dados que tenham relevância entre as demonstrações contábeis, ou que levantem suspeitas.

O trabalho de um auditor é uma contribuição que fortalece a transparência e contribui para uma efetiva prestação de contas.

Gestão de riscos para além das áreas de controladoria e contabilidade

A ideia é que a gestão seja executada de modo a proteger o patrimônio da empresa. Isso é o que caracteriza a responsabilidade corporativa, quando empregada no sentido do controle sobre os processos financeiros, tributários e da contabilidade.

Empresas de auditoria remetem que, não há muito tempo, somente determinadas áreas da empresa, como a contabilidade e a controladoria, ocupavam-se de exercer o controle de riscos. Ocorre que os riscos estão igualmente presentes em outras áreas da empresa, ainda que de médio porte, e afligem qualquer setor que objetive gerir com eficácia os recursos a ele destinados.

Atualmente, áreas operacionais já apresentam interessem em trabalhar a gestão de riscos, optando, inclusive, por serviços de auditoria interna.

Uso de ferramentas adequadas e atualizadas

As perspectivas que se abrem quando se trabalha a gestão a partir de uma ferramenta de software, atualizada e adequada ao objetivo pretendido, são significativas e apresentam uma série de benefícios.

Se, por um lado, há práticas importantes para as empresas alcançarem um diferencial entre as demais, por outro há as facilidades que o uso de um sistema proporciona na automatização dos processos, tornando mais dinâmico o manuseio de dados que constituem informação valiosa sobre as movimentações da empresa.

Gerir com responsabilidade uma organização implica trazer transparência aos processos, isso requer precisão de relatórios e análises aprimoradas. Nesse aspecto, um sistema pode colaborar armazenando, organizando informações e até realizando cálculos que serão fundamentais para interpretar corretamente os relatórios gerados sobre a situação da empresa.

Conhece ou exercita outras práticas que considere importante para manter a transparência dos seus negócios? Comente e compartilhe conosco!

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.