Unificação de 5 tributos traz benefícios como ganhos e produtividade, diz pesquisa

Unificação de 5 tributos traz benefícios como ganhos e produtividade, diz pesquisa

Um estudo que simula os impactos macroeconômicos e distributivos da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2019, elaborado a pedido do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), constatou que a reforma tributária sobre consumo traz ganhos de produção para os grandes setores, como indústria, agropecuária e serviços, e maior crescimento econômico e progressividade, com redução da desigualdade.

A PEC propõe a instituição do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), a partir da unificação de 5 tributos – os federais IPI, PIS e Cofins, o ICMS estadual e o ISS municipal -, seguindo o modelo do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), não cumulativo, com alíquota uniforme e investimentos livres de tributação, entre outras características.

Além dos inúmeros benefícios que a reforma tributária do consumo traria para setores-chave da economia brasileira, haveria ganho de eficiência e redução da desigualdade – com efeito positivo ainda maior se associado ao modelo de isenção personalizada, com devolução do imposto sobre consumo pago sobre cesta básica para famílias de menor renda.

Leia mais informações a respeito, abaixo:

Fonte: Unificação de 5 tributos eleva ganhos e produtividade, diz estudo | Valor Econômico

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.