Tributação sobre créditos de PIS e Cofins é antecipada

Quase sete anos após decisão do STF que deu vitória aos contribuintes na disputa sobre a exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e Cofins – a chamada “tese do século” -, a discussão sobre a recuperação desses créditos ainda segue. Isso porque, recentemente, a Receita Federal publicou entendimento que, na prática, antecipa a tributação dos valores a serem compensados.

Para o Fisco, as empresas sob o regime do lucro real – aplicado àquelas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões – devem recolher IRPJ e CSLL quando contabilizam esses valores em seus registros, antes mesmo de uma decisão definitiva sobre o reconhecimento do crédito.

Para advogados, a mudança de entendimento prejudica as companhias, que podem ser autuadas por atraso no recolhimento dos tributos, acrescido de juros e multa. Até os contribuintes que seguiram a consulta anterior correm o risco da penalidade.

 

Acompanhe a discussão: Receita Federal antecipa tributação sobre créditos de PIS e Cofins

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.