Tributação de benefícios do ICMS é tema no STJ

Recentemente, o STJ publicou o acórdão do julgamento que permitiu a tributação de IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais do ICMS.  Foi decidido que é impossível excluir os benefícios fiscais relacionados ao ICMS — tais como redução de base de cálculo, redução de alíquota, isenção, diferimento, entre outros — da base de cálculo do IRPJ e da CSLL, salvo quando atendidos os requisitos previstos em lei.

O assunto está gerando opiniões diferentes entre tributaristas. Para João Cláudio Leal, sócio-coordenador da área tributária do SGMP Advogados, os benefícios podem ser excluídos da base de cálculo do IRPJ e CSLL desde que cumpridas as exigências de registro em reserva de lucros e limitações correspondentes, previstas na legislação tributária federal. Já para Geraldo Wetzel Neto, sócio-coordenador da área de ICMS da Bornholdt Advogados, o acórdão “desrespeita o pacto federativo. A decisão diminui o impacto dos benefícios que podem ser concedidos pelos estados”.

Acompanhe o assunto: STJ publica decisão sobre tributação de benefícios do ICMS e coloca em debate vitória bilionária da União

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.