Sua empresa está atenta às possíveis mudanças no setor tributário?

Sua empresa está atenta às possíveis mudanças no setor tributário?

A partir de 2023, teremos que estar muito preparados para enfrentar as alterações fiscais e tributárias que podem acontecer. Além do tema da reforma tributária continuar no radar do governo federal, os integrantes da transição de governo e do Tribunal de Contas da União (TCU) têm defendido que o futuro governo promova uma revisão dos benefícios tributários, que embora estimulem alguns setores da economia, fazem com que o governo federal arrecade menos – o que dificulta a gestão de programas sociais e de outros gastos públicos. O TCU, inclusive, apontou o tema como um dos tópicos de alto risco para a administração pública e recomendou um corte pela metade das renúncias tributárias.

Hoje, os maiores benefícios tributários são concedidos às empresas optantes do Simples Nacional, às empresas instaladas na Zona Franca de Manaus e em áreas de livre comércio, à agricultura e à agroindústria.

Embora a revisão desses benefícios tenha que passar pelo Congresso, por estarem previstos em lei e a maior parte não ter prazo definido, é fato que o cenário ainda segue bastante incerto para o mercado e investidores, sendo necessário, nesse momento e no futuro próximo, cautela quanto aos investimentos. Por mais que seja impossível prever o que 2023 trará de surpresas, conseguimos nos munir para que, caso haja tantas alterações fiscais e tributárias grandiosas como as citadas aqui, nossas companhias não sofram os impactos, e saibam lidar tranquilamente com as novas dinâmicas.

É primordial que os tributaristas estudem a fundo a operação e a tributação por região de suas empresas e também dos seus fornecedores, para identificarem as transações passíveis de reajuste em caso de suspensão de benefício – nunca esquecendo, obviamente, que esta regra muda dependendo das regiões que os produtos/serviços estão presentes. Esse controle é essencial, pois permite que sua empresa já esteja preparada, financeiramente, para pagar mais tributos, inserindo esse horizonte de maior tributação no planejamento.

Outro passo essencial é o mapeamento de todos os programas dos incentivos fiscais e benefícios que a companhia tem. O segredo está em ter profundo conhecimento tanto sobre os quesitos tributários, quanto os fiscais da companhia e, assim, tomar decisões com mais estratégia e segurança. Um dos benefícios que sua empresa pode usufruir, por exemplo, é o ressarcimento de ICMS ST que, em São Paulo, é regulamentado pela Portaria CAT 42/2018. Após o pioneirismo do Estado, outras Unidades Federativas estabeleceram formas de controle a apresentação dos valores, sejam eles por meios próprios ou consolidação na Escrituração Fiscal Digital – EFD-ICMS/IPI. Caso sua empresa comercialize produtos que estão enquadrados no regime de substituição tributária, é crucial saber se tem direito ao ressarcimento, ou não, de ICMS. Estes valores ressarcidos podem ser uma forma interessante de obter recursos, que podem ser destinados a investimentos e inovação. Há uma série de procedimentos de conformidade para as companhias obterem de volta esses créditos. Veja como recuperar parte do montante a que sua empresa tem direito, em nosso webinar.

O último item que também auxilia as empresas neste momento de transição de governo e incertezas do mercado é investir em equipes e soluções que permitam estar em conformidade. Para uma organização, estar em dia com o Fisco é de extrema importância não só para sua imagem perante os clientes, fornecedores, parceiros e funcionários. Manter a conformidade também significa estar pronto para pequenas ou grandes mudanças que podem vir acontecer nos próximos anos. Esteja com todas as obrigações em dia, independentemente das circunstâncias.

Conte com a Synchro para enfrentar os desafios que virão a partir do ano que vem. Estamos sempre antenados a todas as tendências da legislação brasileira, prevendo todas as mudanças que poderão acontecer e estudando os principais impactos nos clientes. Somos uma das mais conceituadas provedoras de soluções de conformidade fiscal e há mais de três décadas desenvolvemos soluções que entregam conformidade com eficiência a todos os processos da cadeia de valor fiscal, reduzindo mais de 2.100 horas gastas, anteriormente, com os trabalhos manuais, construindo e validando, em tempo recorde, muitas regras tributárias e automatizando 100% a área fiscal e tributária de sua empresa. Somos pioneiros em gestão tributária na nuvem, respondendo por 30% dos contratos. Desenvolvemos produtos com integração nativa com os fabricantes de ERP global, mitigando assim a instabilidade e consequente perda operacional das companhias. Investimos constantemente em tecnologia e treinamento de equipe.

Fale com um de nossos especialistas e saiba como nossas soluções podem auxiliá-lo estrategicamente.

Para ficar por dentro dos assuntos mais comentados do momento no segmento tributário, confira nossos conteúdos exclusivos!

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.