STF analisará incentivos fiscais a agrotóxicos em primeira ação sobre a Reforma Tributária

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 16 de outubro o julgamento da primeira ação relacionada à Reforma Tributária. O processo, relatado pelo ministro Edson Fachin, questiona a constitucionalidade de dispositivos que concedem redução de 60% nas alíquotas de tributos para agrotóxicos e outros insumos agrícolas. A ação foi apresentada pelo Partido Verde (PV), que argumenta que os incentivos fiscais ao setor contradizem políticas de saúde pública, já que o uso intensivo desses produtos estaria associado a doenças tratadas pelo SUS.

Em contrapartida, a Advocacia-Geral da União (AGU) defende a manutenção dos benefícios, alegando que a exclusão abrupta das isenções poderia causar prejuízos à cadeia produtiva e ao abastecimento alimentar. O julgamento ocorre em meio à fase de regulamentação da reforma tributária, aprovada pela Emenda Constitucional 132, que unificará gradualmente cinco tributos em dois (IBS e CBS) até 2033, com início dos testes em 2026.

 

Saiba mais: STF marca julgamento de primeira ação contra reforma tributária

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.