Ao contrário da proposta de Reforma Tributária ampla do consumo, que propõe a unificação do Imposto Municipal sobre Serviços (ISS) e do Imposto Estadual sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) em um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), o Simplifica Já propõe a manutenção da segmentação entre o ISS e o ICMS.
O apoio ao Simplifica Já resulta, de um lado, do desejo dos grandes municípios em continuar cobrando o ISS e, de outro, da pressão de alguns setores pela menor tributação do consumo de serviços.
Mas será que o Simplifica Já é a maneira ideal de os municípios (e também alguns segmentos) se protegerem dos efeitos da Reforma, cujo foco é redistribuir a tributação, de modo que alguns setores paguem menos do que hoje e outros paguem mais? Ou ele tornaria tudo ainda mais complexo? Para descobrir, leia matéria do Estadão que segue abaixo:
Fonte: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,simplifica-ja-resultaria-num-sistema-mais-complexo-do-que-a-criacao-do-ibs,70003826265
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.